Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN
Data: 11/01/2018
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INFORMANDES ONLINE de N° 503 Brasília-DF, 11 de Janeiro de 2018
Nacional
Nacional
Verba repassada para HUs não é suficiente para reverter precarização
Nessa semana (9), o Ministério da Educação (MEC) anunciou o repasse de R$ 31 milhões para os Hospitais Universitários, através do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). A rede de hospitais universitários federais é formada por 50 hospitais vinculados a 35 universidades federais. O recurso será dividido entre 48 unidades.
Decreto do governo federal extingue mais de 60 mil cargos no serviço público
Em mais um ataque aos servidores públicos federais, com o objetivo de desmontar os serviços públicos ofertados à população, o governo federal publicou, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10), o Decreto 9262/18, o qual extingue ao todo 60.923 cargos. As vagas dos cargos que não estiverem ocupadas serão extintas imediatamente. Já as que vierem a vagar, não serão repostas. Além disso, o Decreto 9262 veda ainda a abertura de concurso público e provimento de vagas adicionais para outros 58 cargos, todos para técnicos-administrativos (TAE) das Instituições Federais de Ensino (IFE).
Fonasefe define reunião ampliada para início de fevereiro
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) realizarão uma reunião conjunta ampliada entre os dias 3 e 4 de fevereiro, quando as entidades deverão discutir a pauta de reivindicações das categorias para 2018 bem como um calendário de lutas contra os ataques do Governo Federal, em especial contra a Reforma da Previdência. A data foi definida em reunião realizada no final de dezembro.
ANDES-SN divulga Anexo ao Caderno de Textos do 37° Congresso
A secretaria do ANDES-SN divulgou nessa segunda-feira (8), por meio da Circular nº 003/2018, o Anexo ao Caderno de Textos do 37º Congresso do ANDES-SN, que será realizado em Salvador (BA), de 22 a 27 de janeiro.
Governo do Piauí não repassa contribuição descontada para os sindicatos
De modo irresponsável, e sem nenhum diálogo com as entidades de classe, o governo do estado do Piauí, há mais de três meses, vem atrasando o repasse de contribuição de sindicalizados, recolhida na fonte, e que deveria ter encaminhada à Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp Seção Sindical do ANDES-SN).
Docentes das universidades estaduais de MG conquistam ajuda de custo
Os docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) conquistaram, na última quinta-feira (4), a implantação do auxílio remuneratório. A conquista é fruto da greve de 2016, na qual as três categorias das universidades estaduais mineiras paralisaram suas atividades por 106 dias.
Parecer da AGU provoca onda de despejos, morte e desesperança para indígenas no MS
Os efeitos do Parecer 01/2017 da Advocacia-Geral da União (AGU), o chamado Parecer Antidemarcação, começaram a serem sentidos de forma mais intensas pelos povos indígenas do Mato Grosso do Sul, sobretudo na região de Dourados, desde o segundo semestre de 2017. O estado possui um acentuado passivo com relação à regularização fundiária de territórios tradicionais no país. O parecer tem a função de manter o quadro como está, apontam as lideranças indígenas, na medida em que obriga toda a administração pública a aplicar as condicionantes estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
Indígenas de Brasília são ameaçados por especulação imobiliária
Moradores do bairro com metro quadrado mais caro de Brasília, especuladores imobiliários e o governo do Distrito Federal têm aumentado a pressão e os ataques contra as 55 famílias indígenas que vivem na área do Santuário dos Pajés, no noroeste da capital federal. No final de novembro, o governo distrital resolveu, sem sequer comunicar os indígenas, derrubar uma área de cerrado na região e construir uma avenida, em área que é ocupada pelos indígenas desde 1971 e está em disputa judicial desde 2008, quando se iniciou a construção do bairro nobre na área.
Janeiro 22 a 27 - 37º Congresso do ANDES-SN, com tema central “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma universitária de Córdoba”. Local: Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Salvador (BA).
Fevereiro 03 e 04 -Reunião Ampliada do FONASEFE/FONACATE, em Brasília/DF.