Imprimir  Voltar  Home 


  Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN


Data: 20/08/2014

Ato amplia luta em defesa dos direitos na aposentadoria em Porto Alegre (RS)

Atividade que tem como objetivo pressionar a Câmara dos Deputados para votação da PEC 555/2006 e do PL 4434/2008 será realizada nesta quinta-feira (21)


O Movimento Unificado dos Idosos, dos Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS (UNA-SE), do qual participa o ANDES-SN com apoio das Seções Sindicais, realiza manifestação e ato público na próxima quinta- feira (21) em Porto Alegre (RS). Lideranças de mais de 20 entidades representativas estiveram presentes em reunião realizada na última quinta (14) e garantiram a união de esforços para a presença de um bom público na manifestação.

A iniciativa tem como objetivo pressionar a Câmara dos Deputados a votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 555/06), que extingue a cobrança de contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas, e o PL 4434/08, que reajusta as aposentadorias do INSS pelo mesmo número de salários mínimos da época de sua concessão.

A previsão é que a atividade seja concentrada alguns pontos de Porto Alegre: às 9h no Viaduto da Conceição, perto da Avenida Farrapos, seguindo em caminhada pela Avenida Mauá até o Largo do Trensurb. O ato será realizado em frente ao Mercado Público.

Na capital gaúcha, a intenção é pressionar o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT), já que é o Poder Executivo que tem se negado a colocar esses projetos em apreciação pelo parlamento. Atualmente, no Brasil, são 30 milhões de aposentados e pensionistas pelo INSS e 10 milhões pelo serviço público. Além de Porto Alegre, está marcada para setembro outra manifestação no Rio Grande do Norte.

Rio de Janeiro
No último sábado (16), o Rio de Janeiro foi palco do segundo ato em defesa dos aposentados e pensionistas realizado pelo UNA-SE, no Club Municipal, na Tijuca. Na ocasião, o presidente do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), Edson Guilherme Haubert, enfatizou a importância da união dos aposentados do serviço público e da iniciativa privada. “É um movimento unificado em defesa dos idosos, aposentados e pensionistas. Estamos todos interessados em aprovar a PEC 555 e o PL 4434. Vamos fazer um movimento integrado para influenciar as decisões no Congresso Nacional”, disse.

UNA-SE
Lançado no dia 5 de agosto, o UNA-SE oficializa a unificação das ações empreendidas pelo Instituto Mosap e pela Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos), e reúne dezenas de entidades protagonistas na defesa dos direitos na aposentadoria, entre elas o ANDES-SN. O lançamento foi realizado no Congresso Nacional, e contou com a participação de representantes das entidades e dezenas de parlamentares.

Duas grandes bandeiras são prioritárias para o UNA-SE neste primeiro momento, que já fazem parte da luta das entidades que representam os servidores públicos e os trabalhadores do regime geral que compõem o Movimento: a aprovação imediata da PEC 555/2006 e do PL 4434/2008.

A criação do UNA-SE tem como objetivo fortalecer as ações na defesa dos direitos na aposentadoria, independente do vínculo empregatício, por meio da união das entidades na defesa dos diretos das categorias. Segundo o Movimento, a iniciativa já conta com o apoio de 40 milhões de pessoas.

Leia mais: Aposentados do regime geral e serviço público se unem em defesa de seus direitos

* Com informações da Sedufsm – Seção Sindical e Anfip


Fonte: ANDES-SN


+3
|
0
| Denunciar

0 comentários | 1404 visualizações | 3 avaliações

Comentar esta notícia