Imprimir  Voltar  Home 


  Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN


Data: 23/01/2017

Seções Sindicais do Piauí e Regional do ANDES-SN promovem debate sobre ataque à Previdência

Docentes das instituições de ensino do Piauí participam, nesse primeiro trimestre de 2017, de diversos encontros nos campi das universidades Estadual do Piauí (Uespi), Federal do Piauí (Ufpi) e do Instituto Federal do Piauí (Ifpi) para debater juntamente com técnico-administrativos, estudantes e demais interessados a contrarreforma da Previdência e seus impactos na vida dos trabalhadores. Os debates são promovidos pelas seções sindicais do ANDES-SN (Adcesp, Adufpi e Sindifpi) e Regional Nordeste I do Sindicato Nacional.

O primeiro encontro aconteceu na última quarta-feira (18), no prédio onde se localiza a sede da reitoria da Uespi, no Palácio Pirajá, em Teresina. O evento contou com a palestra da professora Fernanda Amaral, docente da Ufpi e ex-superintendente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na sexta-feira (20), pela tarde, Fernanda fez nova palestra na capital piauiense, dessa vez, na Ufpi, em que explicou aos presentes no debate que não há déficit na Previdência e que essa contrarreforma vem para ampliar o processo de privatização no país.

Segundo Lila Cristina Xavier Luz, da Regional Nordeste I do ANDES-SN, esses encontros que estão ocorrendo nos campi da capital e do interior são fundamentais para conscientizar a categoria e a sociedade acerca das medidas do governo federal, que pretendem acabar com os direitos dos trabalhadores, como é caso da contrarreforma da Previdência Social.

“A ideia dos encontros surgiu no início do ano na nossa reunião da Regional Nordeste I com o intuito de mobilizar mais a categoria em torno das nossas problemáticas, como é o caso da contrarreforma da Previdência e como ampliar a resistência. Depois articulamos com as seções sindicais do ANDES-SN no Piauí e construímos um calendário de atividades em diversos campi de Teresina e do interior do estado. Com isso, queremos nos aproximar junto aos docentes para discutir os nossos direitos previdenciários, nos apropriarmos do tema e mobilizar ainda mais a categoria para o enfrentamento deste projeto, além da necessidade de ampliar o debate com outros setores da sociedade”, disse.

As próximas atividades ocorrem em Parnaíba dia 8 de fevereiro, em Floriano dia 21 de fevereiro, mais uma vez em Teresina no dia 7 de março, Picos dia 9 de março e em Bom Jesus no final de março coincidindo com o encontro da Regional Nordeste I. Nos dias 8 e 21 de fevereiro, as atividades serão realizadas em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que, segundo Lila, tem feito um trabalho de mobilização no estado em torno da contrarreforma da Previdência.

 


Fonte: ANDES-SN


0
|
0
| Denunciar

0 comentários | 462 visualizações | 0 avaliações

Comentar esta notícia