Imprimir  Voltar  Home 


  Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN


Data: 04/12/2017

Docentes e técnicos lançam Frente em Defesa das IES no Mato Grosso do Sul

Docentes e técnico-administrativos das instituições de ensino superior (IES) públicas do Mato Grosso do Sul lançaram na última sexta-feira (1°), a Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campo Grande (MS). A Frente, proposta pelo ANDES-SN, se faz necessária diante da situação de abandono e desmonte das IES públicas em todo o país. Em outubro, o Sindicato Nacional, em conjunto com demais entidades do setor da Educação, realizaram o lançamento da Frente Nacional no Rio de Janeiro. 

No convite aberto, as representações sindicais de ambas as categorias convocaram os docentes e técnicos das universidades federais de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Grande Dourados (UFGD), da Estadual de Mato Grosso do Sul e do Instituto Federal de MS (IFMS) para reagir na mesma intensidade aos ataques impostos pelos governos federal, estaduais e municipais, dando visibilidade nacional aos retrocessos, como, por exemplo, a Emenda Constitucional (EC) 95/16, que congela os investimentos públicos por 20 anos, ameaçando a educação pública, gratuita e de qualidade. 

“Agora é hora dos/das trabalhadores/as (docentes e técnico-administrativos) da UFMS, UFGD, IFMS e UEMS se unirem para constituir a Frente em Defesa das Universidades Federais, Estadual e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”, diz um trecho do convite. 

De acordo com Roseli Rocha, 2° vice-presidente da Regional Pantanal do ANDES-SN, a atividade foi um sucesso e, além de ampla participação de representantes dos docentes e dos técnico-administrativos, contou com a presença de estudantes, reitores da UFMS, UEMS e do IFMS e parlamentares da região. “Formamos uma comissão para organizar as ações da Frente no estado, e já tiramos também uma agenda de lutas, que incorporou o dia 5 de dezembro, com atividades nas instituições. Foi consenso entre todos os presentes que temos que aglutinar forças para intensificar a luta contra o desmonte das instituições de ensino públicas”, contou. Segundo a diretora do ANDES-SN, será lançado também um manifesto da Frente para ampla divulgação junto à população do estado.

Saiba Mais
Centenas de docentes participam do Dia Nacional em Defesa da Educação Pública

*imagem: Divulgação


 


Fonte: ANDES-SN


0
|
0
| Denunciar

0 comentários | 258 visualizações | 0 avaliações

Comentar esta notícia