Imprimir  Voltar  Home 


  Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN


Data: 06/03/2018

Nota de Repúdio à depredação da faixa contra a intervenção militar colocada no ex-Canecão da UFRJ

O ANDES-SN repudia a agressão vivenciada pela sua seção sindical, Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adufrj – SSind), pela comunidade acadêmica da UFRJ e pelos movimentos sindical e social no último sábado, 3 de março, quando um grupo intolerante e adepto ao discurso de ódio arrancou e depredou a faixa contra a intervenção militar colocada no exterior do ex-Canecão da UFRJ. 

Mais uma vez, grupos minoritários buscam, através da violência, impor suas ideias e condutas políticas conservadoras e retrógradas ao conjunto da sociedade e, em particular, neste caso, à comunidade universitária. Esse episódio se soma ao conjunto de ataques aos direitos sociais, às expressões culturais, à autonomia e liberdade acadêmica que têm se exacerbado nestes últimos tempos de crise política e ética, materializada nas principais figuras da quadrilha que ocupa o poder Executivo. Dizemos em tom alto, claro e firme que NÃO PASSARÃO! O movimento docente organizado, as entidades acadêmicas, as trabalhadoras e os trabalhadores, as comunidades, o povo pobre, negro, LGBT, estreitando ainda mais sua unidade, avançarão nas lutas de enfrentamento contra a intolerância e as agressões, seus executores e mandantes, contra a intervenção militar do estado do Rio de Janeiro, o neoliberalismo e as políticas e governos que retiram direitos. 

A faixa vandalizada será amplamente divulgada por todos os nossos meios de comunicação e será recolocada, como manifestação do legítimo direito da liberdade de expressão do pensamento, nesse mesmo local e/ou em outros, que o movimento docente e as entidades sindicais e sociais entendam pertinente. Estará presente no grande ato feminista e antipatriarcal, de afirmação de direitos e de construção um novo rumo, inclusivo, democrático e classista para nossa vida social, que o ANDES-SN, junto com inúmeras organizações feministas, vem construindo para este próximo dia 8 de março no Brasil todo e na cidade do Rio de Janeiro.

Não calarão nossas vozes! Não passarão! Nenhum direito a menos! Às ruas, no dia 8 de março!

Brasília, 5 de março de 2018


Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

*Imagem: Adufrj SSind.


Fonte: ANDES-SN


+1
|
-1
| Denunciar

0 comentários | 745 visualizações | 2 avaliações

Comentar esta notícia