Nota da Diretoria do ANDES-SN de apoio à(o)s Docentes do campus de Palotina da UFPR

Nota da Diretoria do ANDES-SN de apoio à(o)s Docentes do campus de Palotina da UFPR

Publicado em 23 de Abril de 2019 às 16h20

NOTA DE APOIO À(O)S DOCENTES DO CAMPUS DE PALOTINA DA UFPR

 

            Após uma disputa departamental envolvendo a oferta de novas disciplinas sem novas contratações, cinco docentes do campus de Palotina da UFPR estão sofrendo um processo administrativo disciplinar (PAD) que o(a)s acusa de assédio moral ascendente e desobediência hierárquica.

A utilização do PAD como mecanismo de resolução de conflitos no interior de departamentos viola princípios democráticos. Independentemente do mérito da questão em disputa, a possibilidade de divergência e debate nas universidades é um elemento básico da vida acadêmica que deve ser sustentado por todas e todos que defendem a universidade pública, a liberdade de cátedra e a atividade docente. Não é adequado transformar debates acadêmicos em objeto de processos administrativos. Especialmente, quando o objeto das divergências é justamente a resposta dada pelo corpo docente a problemas criados pelo processo de intensificação da jornada de trabalho docente, decorrente da expansão precarizada e desordenada da universidade pública.

O ANDES-SN se solidariza com o(a)s cinco professore(a)s do curso de Engenharia do campus de Palotina da UFPR, e se coloca à disposição para apoio político e jurídico que for necessário.

 

(DF), 23 de abril de 2019

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences