Argentinas retomam luta pela legalização do aborto

Publicado em 22 de Fevereiro de 2019 às 18h04

As mulheres argentinas devem apresentar em março um novo Projeto de Lei para legalizar o aborto no país. Em 2018, após enormes mobilizações, as mulheres conseguiram pressionar a Câmara dos Deputados a aprovar projeto semelhante. No entanto, em agosto, o Senado argentino rejeitou o projeto, mantendo em vigor lei de 1921 que criminaliza o aborto.

Centenas de milhares de mulheres foram às ruas da Argentina. Foto: Prensa Obrera

Na terça (19), centenas de milhares de mulheres saíram às ruas da Argentina para retomar a luta pela legalização do aborto no país. Carregando lenços verdes, o símbolo da luta pelo aborto, as argentinas celebraram o aniversário de um ano da grande mobilização de 2018. Na ocasião, a manifestação colocou a luta pelo aborto no centro da agenda política do país.  

A manifestação foi organizada pela Campanha em Favor do Aborto Legal, Seguro e Gratuito, que reúne mais de 700 organizações. As mulheres protestaram contra as relações entre o Estado e a Igreja Católica. Também expuseram o nome dos 38 senadores que votaram a favor do aborto clandestino em 2018.

A Campanha em Favor do Aborto Legal, Seguro e Gratuito planeja a retomada das mobilizações no país. Em 8 de Março, Dia Internacional de Luta da Mulher Trabalhadora, novas manifestações ocorrerão em todo o país, tendo como um dos focos a luta pela legalização do aborto. Algumas categorias de trabalhadoras também devem aderir à Greve Internacional de Mulheres.

O novo projeto para legalizar o aborto deve ser discutido pelo Congresso no próximo ano legislativo, em 2020. Antes, em outubro de 2019, haverá eleições na Argentina.  Além do presidente, serão eleitos governadores e parte dos deputados e senadores do país.

Segundo dados extraoficiais, a cada um minuto e meio uma argentina interrompe sua gestação. Os hospitais do país atendem, em média, 50 mil mulheres por ano com complicações derivadas de abortos clandestinos.  

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences