Bahia: Fórum das ADs indica aprovação do estado de greve

Atualizado em 17 de Março de 2019 às 11h05

O Fórum das ADs, que agrega as seções sindicais do ANDES-SN nas quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), indica a aprovação do estado de greve ainda no mês de março. A decisão foi tomada em reunião na terça (12), na cidade de Vitória da Conquista. O motivo da radicalização é a inflexibilidade do governo Rui Costa (PT) para o diálogo. Também, sua crescente ofensiva contra as Ueba, o Estatuto do Magistério Superior e a carreira docente.

Reunião do Fórum das ADs indica aprovação de estado de greve nas Ueba

Entre os principais pontos de indignação dos docentes estão o arrocho salarial e os contingenciamentos orçamentários. O Fórum também critica a aprovação da Lei 14.039/2018, que muda o Estatuto do Magistério Superior, atacando o regime Dedicação Exclusiva e a pesquisa e extensão das universidades.

Além desses, há também outros problemas. São eles: as filas de promoções, progressões e mudança de regime de trabalho, sucateamento do Planserv, aumento da alíquota previdenciária, o RH Bahia e questões internas, como a autonomia universitária. Recentemente, o governador encaminhou mais um projeto de lei com proposições de novas mudanças no Estatuto do Magistério Superior.

Desde a forte e vitoriosa greve de 2015 o governador Rui Costa não negocia com o movimento docente. Apenas entre o período de 2017 e 2018, a pauta de reivindicações do movimento docente foi protocolada pelo menos cinco vezes nas diversas secretarias desse governo. 

Assembleias

Na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a assembleia já estava marcada para quarta-feira (13). A assembleia aprovou o estado de greve. As assembleias da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) estão marcadas para o dia 21.

A próxima reunião do Fórum das ADs ocorrerá, em caráter extraordinário, no dia 29 de março, em Feira de Santana. 

Fonte: Fórum das ADs.

Edição de ANDES-SN. Imagem de Fórum das ADs.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences