Movimento docente define política para questões de raça e gênero
Por NAJLA PASSOS
ANDES-SN
Os delgados do 28º Congresso do ANDES-SN, realizado em Pelotas, de 10 a 15/2, definiram uma série de atividades para serem desenvolvidas em 2009, com o propósito de aprofundar o debate sobre questões de raça e gênero no âmbito do Sindicato Nacional e suas seções sindicais.
Em relação às questões de gênero, o plenário aprovou a realização de um levantamento, por meio das seções sindicais, de estudos realizados nas instituições de ensino superior sobre a violência contra mulheres.
Definiu, também, a realização de debates, durante o mês de março de 2009, para o aprofundamento da discussão sobre o tema.
Políticas de Ação Afirmativa
O plenário deliberou ainda pela ampliação, por intermédio das seções sindicais, da discussão sobre os fundamentos conceituais e políticos das chamadas Políticas de Ação Afirmativas, durante este ano.
Decidiu, ainda, organizar um seminário nacional para discutir o tema, em 2009.
Questões indígenas
Na semana de 13 a 18 de abril, as seções sindicais deverão realizar eventos sobre a política de acesso e permanência dos povos indígenas nas universidades brasileiras, conforme decisão dos delegados do 28º Congresso.
Movimento LGBTTT
Os docentes do ANDES-SN também terão que fazer um levantamento, por meio das seções sindicais, de estudo realizados nas instituições de ensino superior sobre a questão relacionada às lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros – LGBTTT, e promover debates sobre o tema durante o mês de junho de 2009.