Imprimir  Voltar  Home 


  Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN


Data: 10/05/2012

ANDES-SN vence no STJ e mantém registro sindical

Por 5 votos a 1 foi negado mandado de segurança impetrado pelo Proifes

Na tarde desta quarta-feira, os ministros do Superior Tribunal de Justiça negaram, por cinco votos a um, o Mandado de Segurança impetrado pelo Proifes contra o ato do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que restabeleceu, em junho de 2009, o registro sindical do ANDES-SN. 

De acordo com o advogado da AJN, Rodrigo Torelly, o voto do Relator, Ministro Humberto Martins, foi pela concessão da segurança. No entanto, após um trabalho esclarecimento aos Ministros componentes da 1ª Seção acerca da total procedência dos argumentos do ANDES-SN, do qual participaram vários advogados da AJN, com a realização de audiências e entrega de memoriais, foi possível reverter o resultado do julgamento.

Para Marina Barbosa, presidente do Sindicato Nacional, a decisão é uma importante e grande vitória, que vem  reafirmar a legitimidade do ANDES-SN como representante dos docentes de ensino superior no Brasil. “"O resultado reforça o que a história do nosso sindicato vem confirmando todos esses anos”", comemora.

Histórico
O registro do ANDES-SN foi restabelecido em 24 de junho de 2009, pelo então Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Na ocasião, Lupi afirmou em seu discurso que a reativação do registro do ANDES-SN era um gesto correto e coerente.

"Quem tem legitimidade não pode ser deslegitimado pela burocracia. A burocracia não pode ser mais importante e poderosa do que a verdade. Tenho a consciência tranquila de que este ato não está prejudicando absolutamente ninguém", disse.

Logo após, o Proifes entrou com o Mandado de Segurança questionando o ato do MTE. Desde então a AJN e a diretoria do ANDES-SN vinham trabalhando nas esferas jurídicas e políticas para manutenção do registro do Sindicato Nacional.

Veja mais:

Reativação do registro sindical do ANDES-SN: discurso do ministro Carlos Lupi

STJ indefere liminar do Proifes que buscava suspender o registro do ANDES-SN



Fonte: ANDES-SN


+19
|
-4
| Denunciar

1 comentários | 2425 visualizações | 23 avaliações

Comentar esta notícia
 
JOSE SIMAO 2
11/05/2012
Id: 4105
Se a representação fosse adequada seria para comemorar...