Imprimir  Voltar  Home 


  Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN


Data: 13/09/2017

ANDES-SN se reúne com Condicap em Brasília

Na tarde de terça-feira (12), a presidente do ANDES-SN, Eblin Farage, e a 1ª vice-presidente da Regional Norte II do Sindicato Nacional, Andréa Solimões, se reuniram com representantes do Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior (Condicap), em Brasília (DF).

O ANDES-SN apresentou sua posição sobre pautas da educação federal e dos docentes de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e ouviu os representantes do Condicap sobre possíveis ações em comum para defender os Colégios de Aplicação (CAPs). O Sindicato Nacional também se reuniu recentemente com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes) e com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) para tratar da defesa da educação pública e da carreira docente.

Os temas debatidos na reunião foram: o projeto Escola Sem Partido e a perseguição a professores, ferindo a autonomia universitária; o ponto eletrônico para docentes EBTT; e o fato de que algumas instituições estão desconsiderando o tempo de qualificação como tempo de serviço para fins de aposentadoria, o que tem feito, inclusive, com que alguns docentes tenham que retornar da aposentadoria para a sala de aula.

Eblin Farage, presidente do ANDES-SN, afirma que o Sindicato Nacional deliberou por procurar essas entidades de dirigentes para tentar ter uma pauta mínima em comum, em defesa das universidades públicas, e, ao mesmo tempo, saber o posicionamento dessas entidades sobre os principais ataques em curso.

“A nossa avaliação é que a reunião foi positiva, porque os presentes se demonstraram muito abertos ao diálogo com o ANDES-SN. Inclusive pensamos em construção de ações conjuntas em defesa da carreira de docente EBTT. A ideia é que possamos ter uma agenda de conversas com o Condicap, contribuindo e dialogando com os professores de nossa base, para estreitar relações e fortalecer a luta”, afirma Eblin. “Ambos os lados estavam abertos ao diálogo, e estamos pensando em construir um documento conjunto em defesa dos docentes EBTT, para pressionar o Ministério da Educação (MEC), em especial no que tange à não contagem de tempo de qualificação para fins de aposentadoria”, completa a presidente do ANDES-SN.


Fonte: ANDES-SN


+5
|
0
| Denunciar

0 comentários | 510 visualizações | 5 avaliações

Comentar esta notícia