NOTA DA DIREÇÃO DO ANDES-SN DE REPÚDIO QUANTO À AGRESSÃO DE CRIANÇA NEGRA NA ESCOLA MUNICIPAL IRACEMA DE SOUZA MENDONÇA, EM CAMPO GRANDE (MS)

NOTA DA DIREÇÃO DO ANDES-SN DE REPÚDIO QUANTO À AGRESSÃO DE CRIANÇA NEGRA NA ESCOLA MUNICIPAL IRACEMA DE SOUZA MENDONÇA, EM CAMPO GRANDE (MS)

Atualizado em 14 de Março de 2024 às 13h08

 

A Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional tem reiteradamente manifestado repúdio a atos de preconceito, misoginia, racismo e violência, em especial, nas escolas, universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica (CEFET). É evidente como setores da sociedade alinhados à extrema direita se sentem estimulados, cada vez mais, a agir com selvageria, principalmente em espaços públicos. O ANDES-SN acredita que qualquer ato de agressividade por si só deve ser prontamente rechaçado, e isto torna-se ainda mais preocupante quando acontece num ambiente escolar e direcionado a uma criança.

Um triste episódio desta natureza aconteceu na Escola Municipal Iracema de Souza Mendonça, em Campo Grande/Mato Grosso do Sul, na manhã do dia 11 de março. Uma menina negra de quatro anos de idade foi agredida fisicamente com um tapa no rosto seguido de empurrão por um adulto que, para além da ofensiva, ainda demonstrou evidentes sinais de racismo. O sujeito agiu de forma desumana, desproporcional e criminosa contra uma criança indefesa.

O ambiente escolar deveria ser espaço de convivência harmoniosa e de segurança principalmente para as crianças. É inaceitável ato de agressão como este e é imperativo que as instituições responsáveis façam algo quanto a crescente onda de ódio dirigido ao(à)s acadêmico(a)s e profissionais em espaços formais de educação. A sociedade, por sua vez, deve se manter atenta e rechaçar este tipo de conduta.

Nesse sentido, a Diretoria do ANDES-SN repudia o acontecido e se mantém firme no combate a toda e qualquer atitude discriminatória, intimidatória e violenta, principalmente quando estes atos são voltados contra crianças.

Basta de racismo!

 

Brasília(DF), 14 de março de 2024.

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences