NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM APOIO À GREVE DO(A)S TRABALHADORE(A)S PÚBLICO(A)S MUNICIPAIS DE FLORIANÓPOLIS(SC)
O(a)s funcionário(a)s público(a) municipais de Florianópolis(SC), entraram em greve no dia 31/05/2023, após 45 dias de tentativas de negociação que resultou em uma proposta de reajuste rebaixada, incluindo o parcelamento do vale-alimentação, o que foi veementemente recusada pela categoria. O movimento tem ganhado força mesmo diante da falta de retomada das negociações por parte do prefeito Topázio Neto (PSD). A campanha salarial da categoria para 2023, estabeleceu quatro eixos: cumprimento dos planos de carreira e valorização salarial; realização de concurso público e rejeição às privatizações e terceirizações; defesa da previdência pública e solidária e destinação adequada de recursos para o serviço público.
Na luta por legítimos direitos, o(a)s trabalhadore(a)s têm sido ameaçado(a)s e perseguido(a)s. Foi criada uma comissão para punir o(a)s grevistas, sendo que a greve já foi objeto de judicialização por parte do executivo municipal. A Diretoria Nacional do ANDES-SN manifesta seu irrestrito apoio e solidariedade aos e às trabalhadore(a)s do executivo municipal de Florianópolis(SC) e repudiamos a criminalização da luta.
Viva a luta!
Viva o(a)s trabalhadore(a)s organizado(a)s!
Brasília(DF), 6 de junho de 2023
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional