AGU determina que a Universidade Federal de Rondônia anule imediatamente suspensão das progressões docentes

Atualizado em 26 de Setembro de 2023 às 15h54

*Publicada originalmente em 21 de setembro e editada em 26 de setembro para ajuste nas fotos.

A Advocacia Geral da União (AGU) determinou que a reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir) retome imediatamente o pagamento das progressões das e dos docentes da instituição, suspenso desde 2019. O procurador-geral da AGU, Jezihel Pena Lima, já tinha emitido parecer pela suspensão da irregularidade, em abril deste ano, mas a medida não cumprida pela gestão da universidade.

O ANDES-SN participou da reunião, realizada no final da tarde dessa quarta-feira (21), com o ministro-chefe da AGU, o Procurador Federal da AGU, a reitoria da Unir, representando a categoria docente. Estiveram presentes a 1ª tesoureira do Sindicato Nacional, Jennifer Webb, e a 3ª secretária da entidade, Annie Schmaltz Hsiou.

"Nessa reunião, nós tivemos oportunidade de representar a categoria docente, especialmente da Unir, defendendo os seus interesses e, especificamente, nesse caso, a urgência da aplicação das decisões jurídicas favoráveis à categoria, que dizem respeito ao estabelecimento da revogação de um processo que aconteceu em 2019 e seguiu até 2023, que promoveu a desprogressão desses servidores. Todos aqueles servidores e servidoras, por conta de uma interpretação equivocada de uma nota técnica, acabaram sendo prejudicados nos seus processos de progressão por interstício de tempo e tiveram suspensos esse benefício nos seus contracheques. Desde então, estão sem receber aquilo que têm direito, porque passaram pelo processo interno à universidade e atenderam os critérios para progredir dentro da carreira”, explicou Jennifer Webb.

Segundo a 1ª tesoureira do ANDES-SN, o grande resultado dessa reunião foi a afirmação, entre os participantes, que, de forma imediata, a universidade deve efetuar a anulação dessas “desprogressões”. Ou seja, retornar o pagamento deste direito das e dos docentes imediatamente. No entanto, não foi definido ainda o pagamento retroativo do benefício.

“Isso é uma vitória da categoria, é uma etapa desse processo. Porque ainda têm os reflexos financeiros disso. Teremos uma batalha judicial à frente, mas demos um importante passo no sentido da garantia dos direitos desses professores e dessas professoras que estavam sofrendo a quebra de isonomia em relação aos demais na mesma situação, em outras universidades”, avaliou Webb.

“É um absurdo que a gente aceite que colegas nossos, na mesma situação na carreira, em relação a classe e nível, estejam tendo critérios diferenciados naquilo que é o respeito ao seu tempo de serviço”, acrescentou.

A professora Marilsa Miranda de Souza, presidenta da Associação de Docentes da Unir (Adunir – Seção Sindical do ANDES-SN), avalia que essa reunião foi importante para que a AGU reafirmasse ao reitor em exercício,Juliano Cedaro, que ele deve fazer imediatamente as revisões das progressões anuladas dos interstícios anteriores ao ano de 2019, antes da publicação da NT 2.556/20018-MP, como já fora recomendado há seis meses em despacho da AGU à reitoria. O reitor se comprometeu diante da AGU e do ANDES-SN que vai fazer tais revisões.

“É um avanço diante da inércia da reitoria até agora na resolução do problema que ela mesma criou. Mas ainda não está plenamente resolvida a situação. Ainda resta solucionar a situação das progressões anuladas referentes aos interstícios de progressão ocorridos após o ano de 2019, o que implica uma negociação junto ao Ministério da gestão, o que estamos tentando agendar para os próximos dias. A luta da Adunir SSind. seguirá, até que todos os docentes tenham reestabelecido o efeito acadêmico e financeiro de suas progressões funcionais. Progressão funcional é direito!”, reforçou a presidenta da Adunir SSind.

Leia também:
AGU confirma ilegalidades cometidas pela reitoria da Universidade Federal de Rondônia


Adunir SSind. se reúne com MEC para intervir em favor de docentes da Federal de Rondônia

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences