ANDES-SN chama a categoria para a 7ª edição da Marcha das Margaridas em Brasília (DF)

Atualizado em 11 de Agosto de 2023 às 17h47

Nos dias 15 e 16 de agosto, ocorre a 7ª edição da Marcha das Margaridas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Considerada a maior manifestação de mulheres da América Latina, a marcha deste ano aponta para a importância de fortalecer a soberania e segurança alimentar, além de assegurar a participação das mulheres na política e nos espaços de tomada de decisões. 

A mobilização, que ocorre a cada quatro anos, reunirá cerca de 100 mil mulheres trabalhadoras para lutar pela garantia de direitos humanos, na defesa do meio ambiente, pelo fim da violência contra as mulheres e do racismo.

O ANDES-SN participará da 7ª edição da Marcha das Margaridas e convidou, por meio da Circular nº 252/23, toda a categoria a fortalecer o evento. É necessário confirmar a participação das e dos representantes até as 18h da segunda-feira (14). Acesse o formulário aqui 

Desde 2019, durante o 64º Conad, o Sindicato Nacional aprovou que a participação do ANDES-SN nas edições da Marcha seria um assunto encaminhado para discussão nos Grupos de Trabalho de Políticas de Classe Para Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) e de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA). E, ainda, que as seções sindicais avaliem suas participações na Marcha das Margaridas. 

Quem foi Margarida Alves?
Margarida Alves foi uma das primeiras mulheres do Brasil a ocupar a direção de um sindicato. A camponesa paraibana lutou por contratações com carteira assinada e pagamento de direitos trabalhistas. Era também uma grande crítica do trabalho infantil nas plantações e uma defensora ferrenha da educação. Foi brutalmente assassinada há 40 anos, na frente do seu marido e filho, a mando de latifundiários da cidade de Alagoa Grande (PB).

Acesse aqui a Circular nº 252/23

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences