ANDES-SN emite nota em solidariedade ao docente da Ufopa que foi vítima de agressões racistas

Publicado em 05 de Abril de 2024 às 18h16

O docente do curso de Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Luiz Fernando de França, foi vítima de agressões racistas, físicas e verbais, além de ameaças de morte, na última terça-feira (2) em frente à sua residência em Santarém (PA). Câmeras instaladas em uma casa do condomínio onde mora o professor Luiz Fernando registraram a agressão sofrida por ele no final da tarde, quando chegava em casa com seus dois filhos, de 4 e 8 anos.

Luiz Fernando de França é docente de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e é conhecido por sua defesa de Ações Afirmativas no Ensino Superior e de propostas que visam à superação do racismo no Brasil. Ele também é ex-presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Sindufopa - Seção Sindical do ANDES-SN).

Em nota, o ANDES-SN manifestou sua solidariedade ao docente da Ufopa e repúdio aos atos de violência. "Entendemos que as agressões sofridas pelo companheiro são, também, ataques aos avanços e conquistas do povo negro e do movimento docente em nosso país em suas lutas por educação pública, liberdades democráticas e reparação  histórica aos povos originários e negro em nosso país", diz o documento.

Para o Sindicato Nacional, o episódio de violência precisa ser apurado com urgência pelas autoridades locais e que o agressor seja devidamente responsabilizado. 

Acesse aqui a nota na íntegra

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences