Em reunião, governo de Goiás não apresenta proposta de novo plano de carreira para docentes da UEG

Atualizado em 10 de Abril de 2024 às 11h18

Após quase um ano e meio de tentativas de diálogo com o governo de Ronaldo Caiado (União) em Goiás, as e os docentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) foram informados que não há um plano de carreira a ser apresentado para a categoria e caberá a elas e eles elaborarem uma proposta de minuta para um novo plano.

A informação foi dada na última sexta-feira (05). Durante o dia, ocorreram duas reuniões com representantes do governo. A primeira ocorreu na Reitoria, em Anápolis, na qual a diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Goiás (Adueg-Seção Sindical do ANDES-SN) participou de uma reunião administrativa. Esta contou com a presença do secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, além do reitor, pró-reitores e membros do Conselho Superior Universitário da UEG.

No encontro, o secretário-geral apresentou uma proposta de tabela salarial que, na avaliação das e dos representantes da Adueg SSind, trata-se de números defasados, não correspondentes à realidade e aquém dos direitos das e dos docentes. O representante do governo explicou que o estado de Goiás trabalha com o limite de teto de gastos, devido à sua adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

No final da tarde, foi a vez do secretário de Estado de Administração, Francisco Sérvulo Freire, se reunir com o Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo estudo da reestruturação do Plano de Carreira das e dos Docentes da UEG para detalhar a tabela salarial apresentada durante a manhã. Sérvulo concordou que não há problemas em revisar a base de cálculo para evitar perdas na implementação do novo plano, conforme solicitado pela seção sindical do ANDES-SN. O presidente da Adueg SSind, Marcelo Moreira, e a diretora Divina Lunas participaram da discussão, que ocorreu na sede da administração pública estadual em Goiânia.

Em assembleia-geral realizada na segunda de manhã (8), as e os docentes da UEG rejeitaram a proposta da tabela salarial apresentada pelo governo. O GT, composto por membros da Adueg, dois representantes do Conselho Universitário e dois técnico-administrativos que organizam a questão dos encaminhamentos, se reuniu na segunda (8) e na terça (9) e elaborou uma proposta de minuta para o plano de carreira e um recálculo, que inclui várias simulações a partir da tabela encaminhada pelo governo. 

“O governo se negou o tempo inteiro a nos apresentar uma proposta que ele disse que tinha. Na verdade, a proposta era a tabela de remuneração, uma nova estrutura de classes, completamente diferente da nossa, padrão com as outras estruturas administrativas do estado e com perdas significativas no que se refere aos rendimentos. Então, a gente está reestruturando essa tabela e já elaboramos a minuta de lei para o novo plano de carreira”, disse Marcelo Moreira, presidente da Adueg SSind.

Nessa terça-feira (9), a minuta do plano de carreira, juntamente com a nova tabela de vencimentos, será entregue ao governo para que seja iniciado o processo de aprovação no Legislativo e subsequente sanção. Devido ao período eleitoral, esse prazo se encerra no dia 30 de abril.

Saiba mais
Docentes de Goiás continuam em mobilização por reestruturação da carreira

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences