Fundada nova Seção Sindical do ANDES-SN no ES para representar docentes da Fames

Atualizado em 07 de Julho de 2023 às 13h49

Assembleia de criação do Sindicato dos Docentes da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (SindFames) foi realizada na sede da Adufes SSind.

A sede da Associação Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes SSind.) foi sede para a realização da assembleia de criação de uma nova seção sindical do ANDES-SN no Espírito Santo. Trata-se do Sindicato dos Docentes da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (SindFames), que representa docentes da Fames, instituição pública e estadual.

Representantes do ANDES-SN e da Regional Leste do Sindicato Nacional – Mário Mariano (1º vice-presidente Regional Leste); Ricardo Behr (1º Tesoureiro Regional Leste); e Clarissa Rodrigues (2ª Tesoureira Regional Leste) – compuseram a mesa, junto com a presidenta da Adufes SSind., Junia Zaidan, e o agora presidente do SindFames, Edimilson Rodrigues de Souza.

Durante a assembleia, realizada em 29 de junho com a presença de docentes da Fames e da Ufes, o documento de criação do novo sindicato foi lido e votado, com alterações. Após os debates e mudanças, foi aprovado por unanimidade entre as e os docentes da Fames, oficializando a criação da entidade. Na sequência, a diretoria provisória do SindFames SSind. foi eleita com a seguinte configuração: presidente  Edimilson Rodrigues de Souza; vice-presidente Fernando de Oliveira Magre; secretário-geral Bruno Yukio Meireles Ishisaki; secretário-adjunto Renato de Barros Pinto; tesoureiro: Maurício José da Silva Figueiredo; e tesoureiro-adjunto: Murilo Ferreira Velho de Arruda.

Edimilson Rodrigues de Souza, professor titular da Fames, eleito presidente do SindFames SSind., enfatizou a centralidade da defesa da educação pública entre as motivações para a criação da nova seção sindical. “A criação do Sindicato dos Docentes da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” – SindFames -, Seção Sindical do ANDES-SN, representa para nós, docentes da Fames, um manifesto em defesa da educação superior pública, de qualidade e socialmente referenciada, bem como a reafirmação da Fames como uma instituição pública estadual de Ensino Superior e Pesquisa no Espírito Santo”, disse.

Marco
O professor da base do SindFames SSind., Willian Lizardo, lembrou que a criação da entidade como uma seção sindical do ANDES-SN é um marco para as e os docentes da Instituição na luta pelos direitos da categoria. “Durante os últimos anos, essa instituição sofreu vários ataques do estado, perdendo paulatinamente docentes estatutários, principalmente por falta de salários dignos e do plano de carreira. O SindFames SSind. nasce abraçado pelo ANDES-SN com o interesse comum na valorização da carreira docente superior. Estamos fortalecidos sendo mais um braço do Sindicato Nacional no Espírito Santo e iniciamos nossa jornada sindical com a certeza de que, ao lutarmos por condições dignas de trabalho e remuneração, lutamos também por um ensino superior de qualidade”, ressaltou.

A presidenta da Adufes SSind., Junia Zaidan, se colocou à disposição das e dos colegas da Fames e ofereceu a estrutura do Sindicato para contribuir na construção do SindFames SSind., como a assessoria jurídica, por exemplo. Além disso, Junia enfatizou o fortalecimento da luta da categoria no Espírito Santo, observando que há uma série de lutas conjuntas a serem feitas e que professores e professoras da Fames terão apoio de colegas da Ufes para avançar na luta por salário, carreira, condições de trabalho e por educação de qualidade.

Alegria
O diretor do ANDES-SN, Mário Mariano, ressaltou a alegria de participar da criação de uma nova seção sindical e ampliar a luta não apenas pelos direitos da categoria, por melhores salários, entre outros, mas também por inúmeras pautas em defesa da classe trabalhadora, da educação pública de qualidade e contra as opressões. Além disso, também lembrou que a luta na Fames passa pela reafirmação da Faculdade como instituição pública, laica, socialmente referenciada e de qualidade, contribuindo para o seu avanço por meio da defesa de seus e suas docentes e de políticas de acesso e permanência para todas e todos que queiram ingressar como estudantes.

Ricardo Behr, também diretor do ANDES-SN, lembrou que a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação no Espírito Santo se fortalece com a fundação da nova seção sindical do ANDES-SN na Fames. “O SindFames SSind. e a Adufes SSind. estarão juntos integrando a Regional Leste do ANDES-SN, lutando pela melhoria do ensino e vigilantes no cumprimento das políticas de manutenção e desenvolvimento das universidades públicas brasileiras. É um importante avanço nas pautas coletivas de valorização da carreira das e dos docentes da Fames, com perspectivas de isonomia da base salarial com as outras carreiras de pesquisadores estaduais e de docentes de outras universidades estaduais do Brasil, além de retribuição por titulação”, frisou Behr.

Fonte: Adufes SSind com edição do ANDES-SN. Fotos: Adufes SSind.

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences