CIRCULARES
17 de Abril de 2024

Circular nº 143/2024 - Envia orientações às caravanas e complementa a Circular n° 139/2024.

Brasília (DF), 16 de abril de 2024.

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.

 

Assunto: Envia orientações às caravanas e complementa a Circular n° 139/2024.

 

Companheiro(a)s,

 

Em complementação à Circular n.º 139/2024, informamos a agenda atualizada das atividades do ANDES-SN e demais entidades do Serviço Público Federal que estão construindo a Jornada de Luta, organizada pelo FONASEFE, entre os dias 15 e 19 de abril de 2024, em Brasília (DF):

  • 17/04, das 7h às 9h – Desembarque das caravanas em frente à Catedral de Brasília;
  • 17/04, às 9h – Marcha do(a)s Servidore(a)s Público(a)s Federais em Brasília – Concentração na Catedral de Brasília e caminhada até o MGI;
  • 17/04, das 12h às 13h30 – Almoço em frente ao MEC;
  • 17/04, às 14h – Aulão em frente ao MEC – organização do ANDES SN, SINASEFE e FASUBRA-Sindical;
  • 17/04, a partir das 17h30 – Retorno das Caravanas as suas cidades de origem, com embarque nas proximidades do MEC;
  • 18/04, às 7h – Café da manhã em frente ao Palácio da Alvorada – entidades da Educação;
  • 18/04, às 10h – Roda de Conversa sobre Carreira do(a)s trabalhadore(a)s da educação federal – Centro Comunitário da UNB;
  • 19/04, às 14h30 – Bloco C do MGI – Mesa Temporária/Específica de Carreira do Magistério Federal (MS e EBTT).

 

 Ressaltamos que o embarque para retorno das caravanas acontecerá nas proximidades do MEC, pois só poderemos usar o estacionamento do Teatro Nacional até 13h, sendo indicado o estacionamento próximo ao píer 21.

As caravanas de cidades mais distantes de Brasília receberão tickets para banho do(a)s companheiro(a)s que acontecerá no Centro de Tradições Gaúchas Jayme Caetano Braun, Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 02, Asa Sul, Brasília, Distrito Federal, CEP: 70.200-002, entre o período de 17h e 21h30. Como o espaço não é grande, salientamos que será necessário fazer um planejamento de deslocamento das caravanas para o banho, recomendando-se consultar a coordenação geral do ato sobre o momento adequado para ida da sua caravana ao local indicado.

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

 

 

Prof.ª Caroline de Araújo Lima

1ª secretária

16 de Abril de 2024

Circular nº 142/2024 - Envia nota da diretoria do ANDES-SN em repúdio à criminalização da consulta para reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, pela atual Interventora.

Brasília(DF), 15 de abril de 2024.

 

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN.

 

Assunto: Envia nota da diretoria do ANDES-SN em repúdio à criminalização da consulta para reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, pela atual Interventora.

 

 

 

Companheira(o)s,

 

 

Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota de repúdio à criminalização da consulta para reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, pela atual Interventora.

 

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof.ª Caroline de Araújo Lima

1ª Secretária

 

15 de Abril de 2024

Circular nº 141/2024 - Envia nota de solidariedade do ANDES-SN à greve unificada de servidoras e servidores de Belém (PA).

Brasília(DF), 12 de abril de 2024

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN.

 

Assunto: Envia nota de solidariedade do ANDES-SN à greve unificada de servidoras e servidores de Belém (PA).

 

 

Companheira(o)s,

 

Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota de solidariedade do ANDES-SN à greve unificada de servidoras e servidores de Belém (PA).

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

 

Prof.ª Francieli Rebelatto

Secretária-Geral

 

12 de Abril de 2024

Circular nº 140/2024 - Envia modelo de notificação de deflagração de greve.

Brasília (DF), 12 de abril de 2024.

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.

 

Assunto: Envia modelo de notificação de deflagração de greve.

 

Companheiro(a)s,

 

Em anexo, encaminhamos um modelo, dentre os possíveis, de notificação de deflagração de greve que deverá ser remetido pelas seções sindicais à Administração Central de suas respectivas instituições de ensino superior no âmbito de sua representação legal. 

Ressaltamos que o modelo é passível de adaptações conforme as particularidades e necessidades de cada seção sindical, permitindo a inclusão de informações pertinentes às singularidades do movimento grevista em âmbito local.

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

 

Prof.ª Francieli Rebelatto

Secretária-Geral

12 de Abril de 2024

Circular nº 139/2024 - Jornada de lutas da semana de 15 a 17 de abril de 2024.

Brasília (DF), 12 de abril de 2024.

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.

Assunto: Jornada de lutas da semana de 15 a 17 de abril de 2024.

 

Companheiro(a)s,

 

O ANDES-SN tem envidado esforços para o fortalecimento da unidade com o conjunto do funcionalismo público federal no âmbito do FONASEFE e da atuação na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Essa mesa tem como centralidade nossa Campanha Salarial 2024/2025, e temos enfrentado o importante debate sobre a disputa pelo fundo público e o combate à política de austeridade fiscal do governo federal por meio do famigerado arcabouço fiscal.

A última reunião chamada pelo governo federal, na data de 10 de abril de 2024, nos mostrou, mais uma vez, o desrespeito do governo federal com o conjunto de servidore(a)s público(a)s, ao reafirmar o 0% de reajuste no ano de 2024. O governo também propôs que os reajustes que ele próprio já tinha indicado para 2025 (4,5%) e 2026 (4,5%) vão ser remetidos para o debate das mesas específicas. Tivemos ainda, durante a reunião, um ato de chantagem e ataque ao direito legítimo de organização de trabalhadore(a)s quando o governo afirmou que suspenderia as negociações caso houvesse greve ou mesmo paralisações parciais durantes as negociações. Por pressão das entidades sindicais, o governo acabou tirando esse último ponto da proposta enviada por escrito.

O quadro desta semana reforçou nossa leitura de que o governo não está querendo avançar nas negociações e que as mobilizações e a greve levaram, ao menos, à marcação das reuniões.

A luta do(a)s servidore(a)s público(a)s permanece e ganha força: técnico(a)s-administrativo(a)s da base da FASUBRA estão em greve desde 11 de março em mais de 54 instituições de ensino; servidore(a)s do SINASEFE desde 3 de abril e o ANDES-SN aprovou a deflagração da greve em 15 de abril, além de diversas categorias mobilizadas que continuam a construir nossas pautas conjuntas.

A agenda de lutas do FONASEFE, com o objetivo de fortalecer o movimento de greve e mobilização por todo Brasil, convoca todas, todes e todos para a construção das seguintes datas, em Brasília e nos estados e locais de trabalho:

 

1. Dia 15 de abril, às 14h, instalação do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN e, às 17h, roda de conversa sobre o tema: “A disputa pelo orçamento público”, ambas atividades na sede do ANDES-SN em Brasília (DF).

2. Dia 16 de abril, às 10h, Câmara do(a)s Deputado(a)s (local a confirmar) - Audiência Pública para debater o processo democrático de destituição do Reitor Interventor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, promovida pelo mandato da deputada Fernanda Melchionna do PSOL. Às 16h, Auditório Nereu Ramos - Audiência Pública sobre a Greve na Educação Federal, promovida pelo mandato da deputada Sâmia Bomfim do PSOL.

 

3. Dia 17 de abril: DIA DA MARCHA DO(A)S SERVIDORE(A)S PÚBLICO(A)S EM BRASÍLIA: O ato ocorrerá em Brasília, com concentração às 9h na catedral de Brasília e caminhada em direção ao MGI, Bloco K. O ANDES-SN está em diálogo com as entidades da educação para um ato no MEC na tarde do dia 17/04, assim que tivermos mais informações enviaremos para a base. Reforçamos que nesse dia, diversas categorias organizarão caravanas a Brasília. As Regionais do ANDES-SN enviarão ônibus em articulação com as seções sindicais. Além dos ônibus, o ANDES-SN disponibilizará, no dia 17, tendas para que nossas delegações possam ter espaço de acolhimento, almoço no local e espaço para banho ao final do dia na UnB. Orientando às caravanas a retornar no mesmo dia.

 

4. Dia 18 de abril: As atividades serão organizadas pelos diferentes setores em luta. Com isso, as entidades da educação estão organizando a agenda de atividade desse dia que será socializada em breve.

 

 

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

 

Prof.ª Francieli Rebelatto

Secretária-Geral

12 de Abril de 2024

Circular nº 138/2024 - Envia compilado de documentos sobre a greve e materiais de comunicação visual

Brasília (DF), 12 de abril de 2024.

 

Às seções sindicais, às regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN

 

Assunto: Envia compilado de documentos sobre a greve e materiais de comunicação visual

 

Companheira(o)s,

 

Enviamos, para conhecimento e consulta, um compilado de documentos sobre a greve. Além disso, encaminhamos os materiais de comunicação visual da greve e da campanha salarial de 2024 que visam facilitar a disseminação do movimento grevista e engajar a base sindical. Entendemos que uma identidade visual padronizada fortalece a luta e a unidade de nosso movimento docente. Além disso, é uma forma de nossa assessoria de comunicação nacional contribuir para o trabalho de base de nossas seções sindicais.

  • Link com documentos sobre a greve:

https://drive.google.com/drive/folders/1inHUqxH_ogMsNNAcyYkK4zCB1LCVxLq3?usp=sharing

  • Link com material da greve:

https://drive.google.com/drive/folders/1ZDajGdVccxLIFucT2ch6O2KJlIM70G20?usp=drive_link

  • Link com material da Campanha Salarial 2024:

 https://drive.google.com/drive/folders/1KpNWb45LQ-5DFcQBM4K_9CbmJcvvGYzz?usp=sharing

 

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

 

 

Prof.ª Francieli Rebelatto

Secretária-Geral

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences