NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DE 15 DE MAIO

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DE 15 DE MAIO

Atualizado em 16 de Maio de 2019 às 17h58

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DE

15 DE MAIO

 

            Ontem, 15 de maio de 2019, milhões de pessoas em 26 estados e no Distrito Federal foram às ruas para lutar contra os cortes e o contingenciamento do orçamento previsto para investimento na educação pública. Além disso, o(a)s manifestantes estavam nas ruas para lutar contra a reforma da previdência de Bolsonaro. Certamente, a greve nacional da educação foi a maior manifestação desde o início do governo atual.

            Ao invés de escutar a insatisfação das ruas, o Presidente da República preferiu atacar o(a)s manifestantes. Em declarações feitas entre 15 e 16 de maio, manifestantes receberam as seguintes qualificações: “idiotas úteis”, “imbecis”, “não tem nada na cabeça”, “massa de manobra de uma minoria espertalhona”. Apesar de lamentável, esse ato não é inesperado de um presidente que jamais escondeu sua admiração pela ditadura militar e pelas arbitrariedades políticas que ocorreram durante o período autocrático – dentre elas, a perseguição ao livre direito de manifestação do povo brasileiro.

Ao invés do diálogo, o presidente escolheu desqualificar lutadoras e lutadores que querem uma educação pública e gratuita. Em outras palavras, Bolsonaro não atacou apenas quem estava nas ruas, mas sim todas e todos que defendem a educação como campo prioritário de investimentos para todo e qualquer governo.

Repudiamos veementemente as declarações emitidas por Jair Bolsonaro. Elas são parte de uma campanha que visa a desvalorização da atividade docente, da liberdade de ensinar e aprender e o amordaçamento da educação. Por isso, o ANDES-SN vem lutando, em unidade com estudantes e outro(a)s trabalhadore(a)s da educação para combater os projetos do capital para a educação.

O dia 15 de maio de 2019 mostra que a classe trabalhadora não aceitará os ataques contra a educação e contra a seguridade social. Seguiremos lutando em unidade com todas e todos que defendem a educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.

 

Contra o bloqueio do orçamento da educação!

Em defesa da liberdade de ensinar e aprender!

Pela liberdade de expressão!

Contra a Reforma da Previdência!

 

Brasília (DF), 16 de maio de 2019

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences