NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN  EM SOLIDARIEDADE ÀS VEREADORAS IZA LOURENÇA E CIDA FALABELLA (BELO HORIZONTE/MG)

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN  EM SOLIDARIEDADE ÀS VEREADORAS IZA LOURENÇA E CIDA FALABELLA (BELO HORIZONTE/MG)

Publicado em 21 de Agosto de 2023 às 17h26

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN  EM SOLIDARIEDADE ÀS VEREADORAS IZA LOURENÇA E CIDA FALABELLA (BELO HORIZONTE/MG)

 

O ANDES-SN expressa sua ampla solidariedade às vereadoras de Belo Horizonte (MG), Iza Lourença e Cida Falabella, que foram vítimas de ameaça direcionadas a seus e-mails institucionais na última quinta-feira 17 de agosto. A mensagem, covarde e anônima, trazia ameaças de estupro coletivo contra as parlamentares, incluindo descrições detalhadas da violência. No dia 18, a vereadora Isa Lourença recebeu novas mensagens ameaçadoras, desta vez envolvendo também sua filha de 3 anos de idade.

É imprescindível que se reconheça a gravidade desses crimes e que seja conduzida uma rigorosa investigação para identificar e responsabilizar os autores. A intimidação, o constrangimento e a violência política de gênero são armas recorrentes do fascismo e precisam ser enfrentadas com rigor. A identificação e punição dos criminosos, a partir da denúncia já registrada na Polícia Civil de Minas Gerais, é condição necessária para que a atuação política e o desempenho das atividades parlamentares das deputadas possam ser desenvolvidas sem constrangimentos.

A Diretoria do ANDES-SN entende que esses crimes não podem ser considerados como fatos isolados, ao contrário, devem ser entendidos como expressões do modus operandi do fascismo. A ameaça contra as parlamentares ocorreu cinco dias depois do ato de violência e intimidação cometido contra a deputada Marina do MST em Nova Friburgo/RJ, e no mesmo dia em que ocorreu o assassinato de Bernadete Pacífico, líder religiosa e do movimento quilombola, na cidade de Simões Filho(BA). A defesa das liberdades democráticas requer, como condição fundamental, o combate intransigente a todas as formas de intimidação, constrangimento e violência política.

 

FASCISTAS NÃO PASSARÃO!

 

Brasília(DF), 21 de agosto de 2023

 

Diretoria do ANDE-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences