NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN SOBRE A CRISE PANDÊMICA NO ESTADO DO AMAZONAS

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN SOBRE A CRISE PANDÊMICA NO ESTADO DO AMAZONAS

Publicado em 15 de Janeiro de 2021 às 16h51

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, ANDES-SN, manifesta sua solidariedade à população do estado do Amazonas, que atualmente sofre uma crise sanitária sem precedentes, em decorrência da pandemia da COVID-19. 

É importante ressaltar que todo o sofrimento que o povo amazonense vem vivenciando, sobretudo as famílias de menor poder aquisitivo e as populações indígenas e ribeirinhas, com um alto índice de contaminações, internações e mortes, chegando ao cúmulo do esgotamento do estoque de oxigênio nos hospitais do estado (insumo vital para o tratamento contra a doença), têm responsáveis diretos: a necropolítica negacionista, desarticulada, incompetente e criminosa do Governo Federal, chefiada pelo atual presidente da República, o genocida Jair Messias Bolsonaro. O pior mandatário da história do Brasil, na pior crise sanitária dos últimos 100 anos.

Além dos crimes que continuam sendo cometidos por Bolsonaro, o atual governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, mostra seu total despreparo e incompetência na tomada de decisões cruciais que poderiam ter salvado milhares de vidas, atolado em denúncias de corrupção e inépcia, com destaque para o caso - que ganhou destaque nacional - da compra pelo governo amazonense de respiradores superfaturados de uma importadora de vinhos. O que rendeu pedido de abertura de impeachment, posteriormente arquivado pela Assembleia Legislativa do estado. 

Todos esses elementos e mensagens dúbias das autoridades federais, estaduais e municipais (negando a pandemia, contrárias às medidas de isolamento social, uso de máscara e assepsia preventiva), somadas com as eleições municipais e as festividades de final de ano (com inúmeras aglomerações), colapsaram a saúde do maior estado da região Norte e rederam um saldo fúnebre: mais mortos nesse início de 2021 (1.654) do que as vidas perdidas de abril a dezembro do ano passado (1.285). Um cenário de guerra. O maior já visto no Amazonas.

O ANDES-SN repudia tal situação e se solidariza com as trabalhadoras e trabalhadores amazonenses, endossando o coro dos que exigem ações rápidas e emergenciais das autoridades competentes como: 1) aquisição imediata de oxigênio para o tratamento contra a COVID-19 para toda a população; 2) suspensão imediata das provas do ENEM (ainda sob risco de serem realizadas no próximo domingo - dia 17/01 -, por decisão judicial); 3) intervenção por parte do Estado para que a estrutura dos serviços de saúde da rede privada seja posta a disposição da população amazonense, sob os auspícios do Sistema Único de Saúde (SUS); 4) política de renda mínima no estado; 5) vacinação geral e imediata para toda a população brasileira contra a COVID-19.

 

 

Brasília (DF), 15 de janeiro de 2020.

 

 

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences