NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO  À SUSPENSÃO DO CANAL IMPRENSA ADUR-RJ APÓS A ATIVIDADE DO 8M

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO  À SUSPENSÃO DO CANAL IMPRENSA ADUR-RJ APÓS A ATIVIDADE DO 8M

Publicado em 12 de Março de 2021 às 10h33

 

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO  À SUSPENSÃO DO CANAL IMPRENSA ADUR-RJ APÓS A ATIVIDADE DO 8M

 

Na madrugada do dia 10 de março de 2021, o YouTube suspendeu do ar o canal “Imprensa ADUR-RJ", um dos meios de comunicação da seção sindical do ANDES-SN na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. De acordo com a ADUR-RJ, este espaço tem por objetivo a  organização de debates sobre políticas de educação, garantias dos direitos humanos, liberdade e pluralidade de pensamento. O YouTube apresentou, como suposta justificativa da suspensão, uma denúncia de promoção de “conteúdo comercialmente enganoso”. Esta ação unilateral por parte da empresa aconteceu exatamente após a realização do debate “Mulheres em postos de poder: desafios e questões”, atividade em alusão e comemoração ao 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, que contou com a participação de docentes e servidoras de demais segmentos da UFRRJ, apresentando questões concernentes à vida das mulheres trabalhadoras, pesquisadoras e gestoras.

A leitura desta suspensão do canal, por uma denúncia sem transparência, é de direta associação e potencial retaliação ao debate realizado na noite anterior ao ocorrido. Cabe destacar que o ANDES-SN e suas Seções Sindicais têm como deliberação congressual do 39º Congresso, ratificada nas ações virtuais realizadas neste cenário pandêmico, a adesão ao 8 de Março, compondo sua agenda nacional de lutas, reconhecendo sua importância e centralidade dentre as pautas de lutas.

Numa sociedade de herança escravocrata e colonial, cuja performance cis-hetero-patriarcal opera como hegemônica, em que os casos de feminicídio aumentaram na pandemia e em que pesquisas destacaram que o impacto do ensino remoto emergencial  recaíram mais sobre os ombros das professoras, se somar às vozes da ADUR-RJ sobre esta ação é fundamental. 

Dessa forma, a Diretoria Nacional do ANDES-SN solidariza-se com sua seção sindical na UFRRJ e ratifica a denúncia do ocorrido na madrugada do dia 10 de março deste ano. O que se deu com o canal “Imprensa ADUR-RJ" não é uma ação isolada, na medida em que tivemos nas últimas semanas casos de censuras e retaliação de caráter político ideológico direcionados a docentes das IES públicas.

Ainda que o canal aparentemente tenha sido retomado no momento da publicação desta nota, é necessário manifestar o repúdio a essa arbitrariedade que se dá no contexto de uma conjuntura de retirada de direitos e instabilidade democrática, em que nos somamos à pressão pela saída do governo genocida que tem, marcadamente, um projeto que atende à lógica neoliberal e não à garantia das vidas. 

 

NÃO NOS CALARÃO!

Brasília(DF), 12 de março de 2021

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences