NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES–SN DE SOLIDARIEDADE À PROFESSORA MÔNICA MORAIS

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES–SN DE SOLIDARIEDADE À PROFESSORA MÔNICA MORAIS

Publicado em 19 de Outubro de 2021 às 16h06

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES–SN DE SOLIDARIEDADE À PROFESSORA MÔNICA MORAIS

 

            A tentativa constante de criminalizar a atividade docente tem sido um elemento marcante no âmbito dos mais diversos governos, prática que combatemos com veemência e que teve como alvo recente a professora Mônica Morais, da Escola Estadual Profª. Ivani Machado Bezerra (São Gonçalo do Amarante - RN), com quem nos solidarizamos. Notoriamente, com os setores que se organizam através dos movimentos reacionários Escola sem Partido, essa perseguição tem sido mais sistemática, com medidas, inclusive, do legislativo, com a aprovação, ou tentativa de aprovação, de leis municipais, estaduais e federais.

            O ANDES-SN tem cumprido um papel importante na luta contra os projetos de leis que tentam impor mordaça à atividade docente, por meio da organização de frentes nacionais e lutas, que resultaram em acompanhamento político e jurídico constante dos casos em que docentes são cerceado(a)s de sua liberdade de pensamento e de ideias, além de uma grande produção bibliográfica sobre tais movimentos inimigos da educação democrática. Sabemos, aliás, que esses setores encontram guarita no governo Bolsonaro, um árduo defensor de uma educação padronizada, intolerante, elitista e preconceituosa.

            Para nós, é repulsiva a situação com que passa a professora Mônica Morais, que além de ter sido gravada, sem seu consentimento, é vítima de um processo de perseguição por parte de militantes bolsonaristas, que pouco entendem do papel da educação em uma sociedade dividida em classes. Além disso, soa estranha a atitude do Conselho Escolar, da referida escola, que removeu a professora de suas atividades sem que a mesma sequer tenha sido ouvida, aumentando os danos sociais e psíquicos à trabalhadora.

            Dessa forma, a Diretoria Nacional do ANDES-SN soma-se às demais entidades nacionais, estaduais e municipais na luta pela urgente retirada das falsas acusações e pela imediata recondução da professora Mônica Morais às suas atividades profissionais.

 

 

Brasília(DF), 19 de outubro de 2021.

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences