NOTA DE REPÚDIO AO ATO HOMOFÓBICO OCORRIDO NO DIA 1º DE MARÇO DE 2024 NA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

NOTA DE REPÚDIO AO ATO HOMOFÓBICO OCORRIDO NO DIA 1º DE MARÇO DE 2024 NA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Publicado em 07 de Março de 2024 às 13h25

O ANDES-SN repudia o ato lgbtfóbico praticado pelo docente Egon Bockmann Moreira, no dia 1º de março de 2024, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Homofobia é crime no Brasil!

Na ocasião, o docente Egon Bockmann, em vídeo gravado e amplamente publicizado, afirma que seus colegas docentes da UFPR estariam “queimando a rosca” e por isso ainda não teriam chegado ao auditório, em evento realizado naquela instituição. 

Importante destacar que o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBT+ no mundo. Dados do Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil apontam que durante o ano de 2022 ocorreram 273 mortes de forma violenta: um assassinato a cada 32 horas. Esses dados ainda são subnotificados: seja pela ausência de dados oficiais, seja pela realidade de profunda exploração, traduzida em subempregos e trabalhos precarizados para as pessoas LGBTI+, que coloca as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade por não se enquadrarem em um padrão ancorado na cisheteronormatividade.

O ANDES-SN exige apuração do ocorrido e imediato afastamento do docente! Não há espaço para falas lgbtfóbicas nas Universidades, IFs e CEFETs!

 Ao expressar solidariedade aos colegas vítimas da violência discriminatória, saudamos toda a comunidade docente LGBTI+ no país, que merece respeito e reparação.

 

 

 

Brasília(DF), 7 de março de 2024. 

 

 

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences