NOTA DE REPÚDIO AOS INCIDENTES OCORRIDOS DURANTE UMA PARTIDA DE VOLEIBOL FEMININO POR ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO (SÃO PAULO)

Publicado em 28 de Setembro de 2023 às 09h28

Circular nº 331/2023

Brasília (DF), 19 de setembro de 2023

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN

Companheiro(a)s,

Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da diretoria do ANDES-SN de repulsa aos incidentes ocorridos durante uma partida de voleibol feminino por estudantes da Universidade Santo Amaro (São Paulo).

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

Profª Annie Schmaltz Hsiou

3ª Secretária

Nota de repúdio aos incidentes ocorridos durante uma partida de voleibol feminino por estudantes da Universidade Santo Amaro (São Paulo)

A Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional manifesta sua mais veemente repulsa aos incidentes ocorridos durante uma partida de voleibol feminino na Universidade Santo Amaro (São Paulo) em que membros do time de futsal masculino da Universidade Santo Amaro, composto por estudantes do curso de medicina, aparecem seminus e realizando atos obscenos. Os incidentes ocorreram em abril de 2023 e apenas recentemente foram divulgados.

A Diretoria do ANDES-SN, enquanto representante dos(as) docentes do ensino superior, condena veementemente qualquer forma de violência, assédio, discriminação ou abuso. Exigimos que as autoridades competentes conduzam uma investigação completa e imparcial desses incidentes, que podem ser caracterizados como importunação sexual, e tomem medidas legais adequadas contra os responsáveis.

Além disso, instamos a Universidade Santo Amaro a tomar medidas disciplinares apropriadas contra os envolvidos, demonstrando que não tolera tal comportamento em sua comunidade acadêmica. Ao tempo que reforçamos a necessidade de que todas as instituições de ensino promovam uma cultura de respeito, igualdade e segurança entre discentes, docentes e servidores(as) técnico-administrativos. Em especial, é fundamental que as instituições de ensino tenham uma política de combate à violência de gênero.

A demora para que o ocorrido venha a público e para que medidas legais e administrativas cabíveis sejam tomadas nos alerta sobre o modo machista em que esta sociedade insiste em se organizar, nos alerta sobre as reiteradas conivências das mais diversas instituições como a importunação sexual, o assédio e o estupro, dentre outras violências sofridas por mulheres (cis e trans).

Reforçamos nosso compromisso em lutar por um ambiente acadêmico livre de assédio, abuso e discriminação de gênero, raça e orientação sexual e em apoiar todas as medidas que visem a garantir a justiça e a dignidade para todas as pessoas envolvidas.

A violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer!

#bastademachismo!

#machistasnãopassarão!

#pelofimdaviolênciadegênero!

Brasília (DF), 19 de setembro de 2023.