Nota de repúdio às recorrentes perseguições aos docentes da UFSC

Nota de repúdio às recorrentes perseguições aos docentes da UFSC

Publicado em 18 de Janeiro de 2019 às 15h07

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO ÀS RECORRENTES PERSEGUIÇÕES À(O)S DOCENTES DA UFSC

 

            Essa semana, mais uma vez, tivemos notícias de um novo caso de perseguição, por parte do Ministério Público Federal, envolvendo professore(a)s da UFSC. Desta vez a ação foi uma denúncia realizada contra o atual reitor da Universidade, o professor Ubaldo Cesar Balthazar e o seu chefe de gabinete Áureo Mafra de Moraes, relativa ao evento comemorativo dos 57 anos da UFSC, em dezembro de 2017.

            Não é a primeira vez que docentes dessa universidade são alvo de processos. Em 2014 teve início um processo de criminalização de docentes e técnicos administrativos, por ocasião do episódio de invasão do campus universitário pela Polícia Federal, que depois realizou a Operação Ouvidos Moucos, em setembro de 2017, culminando com a prisão do então reitor Luiz Carlos Cancellier, que após o episódio vexatório ainda na fase de investigação, cometeu o suicídio.

            O ANDES-SN manifesta sua posição em defesa das investigações que apurem desvio de verbas das universidades públicas, porém considera que essas ações, ora motivadas por possível uso indevido de verbas, ora pelo simples fato de haver uma faixa exposta em cerimônia nas dependências da Universidade, demonstram a fase autoritária e seletiva da justiça, que ataca a autonomia das instituições de ensino e fere o direito à liberdade de expressão da comunidade acadêmica.

            Mais uma vez repudiamos tanto a perseguição a docentes, que caracteriza um ataque à Universidade pública, quanto o esforço que o Estado e a Justiça têm realizado para desmoralizar as instituições públicas e assassinar reputações, em uma explícita tentativa de desmontar os serviços prestados à sociedade.

            O ANDES-SN, através de sua Comissão Nacional de Enfrentamento à Criminalização e Perseguição Política a Docentes, está à disposição do(a)s docentes e se manterá na defesa da autonomia universitária e dos serviços públicos de qualidade.

 

Não à criminalização!

Não ao ataque da autonomia universitária!

Não ao Projeto Escola sem Partido!

 

Brasília (DF), 29 de agosto de 2018

 

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences