NOTA DE SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR BRUNO ARAÚJO, DOCENTE DA UFMT.

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR BRUNO ARAÚJO, DOCENTE DA UFMT.

Atualizado em 08 de Dezembro de 2023 às 16h57

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR BRUNO ARAÚJO, DOCENTE DA UFMT.

 

 

A Diretoria do ANDES-SN vem a público expressar sua solidariedade ao docente Bruno Araújo, jornalista, professor da Universidade Federal de Mato Grosso e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da mesma universidade. O professor Bruno está sendo alvo de ação judicial movida pelo deputado Abílio Brunini (PL-MT), conhecido agitador de extrema-direita, que vem ocupando as páginas de notícias nos últimos meses com comportamentos e falas que atentam contra o parlamento, contra a esquerda e contra a classe trabalhadora.

Um desses comportamentos ocorreu quando da sessão da CPMI dos Atos Antidemocráticos, realizada em 24 de agosto de 2023, ocasião na qual o deputado fez um gesto amplamente, e internacionalmente, associado a grupos racistas e supremacistas brancos de teor neofascista. O professor Bruno, estudioso do tema da política brasileira e mato-grossense, e autoridade no debate sobre as investidas midiáticas da extrema-direita no Brasil, foi entrevistado no dia 26 de agosto, na qual ele analisou, na condição de pesquisador, o suposto gesto supremacista realizado pelo deputado – uma dentre centenas de análises da mesma natureza feita por pesquisadore(a)s e veículos de mídia por todo o Brasil. Por conta dessa entrevista, o deputado entrou com ação jurídica de indenização por danos morais contra o docente.

O ANDES-SN considera inaceitável essa e quaisquer outras ações de intimidação que visam não apenas prejudicar docentes individualmente, mas restringir a liberdade científica e pedagógica, em uma tentativa de criminalizar a ciência e estabelecer uma hegemonia autoritária nos espaços universitários. Repudiamos tanto o gesto do deputado em questão quanto à ação movida, de forma arbitrária e negacionista, contra o docente Bruno Araújo.

Todo nosso apoio e solidariedade ao professor Bruno e nosso repúdio a mais essa investida do bolsonarismo sobre nossa categoria e sobre a democracia.

Não passarão!

Brasília (DF), 07 de dezembro de 2023.

 

 

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences