39º Congresso do ANDES-SN será realizado em São Paulo de 4 a 8 de fevereiro

Atualizado em 04 de Fevereiro de 2020 às 17h33

O 39º Congresso do ANDESSN ocorrerá de 4 a 8 de fevereiro, na cidade de São Paulo (SP). O evento, instância máxima de deliberação da categoria filiada ao Sindicato Nacional, terá como tema central “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”. A Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp – Seção Sindical do ANDES-SN) sediará o encontro.

Durante os seis dias, estão previstos debates sobre o atual cenário político, os ataques promovidos pelos governos federal e estaduais à categoria docente e à classe trabalhadora, de forma geral. As professoras e os professores presentes terão a tarefa de avaliar a conjuntura nacional e a internacional, em especial no tocante às lutas da América Latina, e traçar direcionamentos para os enfrentamentos em 2020.

Para a secretária-geral do ANDESSN, Eblin Farage, o objetivo é preparar as melhores propostas para dialogar com a categoria. “O 39º Congresso vai se realizar em um momento que exige de nossa categoria um passo a frente na mobilização. Temos o desafio de fazer desse congresso um momento de preparar as lutas de 2020, não apenas para resistir aos ataques do governo federal e dos governos estaduais, mas, sobretudo, para avançarmos em nossa luta e na pauta em defesa das instituições públicas de ensino, da carreira docente e dos serviços públicos”, afirmou.

Conforme deliberação do 64º Conad, o 39º Congresso terá como pauta os seguintes temas: Conjuntura e Movimento Docente; Planos de Lutas dos Setores; Plano Geral de Lutas; e Questões Organizativas e Financeiras. Além disso, no Tema I não haverá Texto Resolução (TR) sobre a centralidade da luta. Como recomendação, os textos de apoio e de resolução serão oriundos de assembleia de base, da Diretoria Nacional e das diretorias das seções sindicais ou assinados por pelo menos cinco sindicalizados. Não serão aceitos textos de apoio sem texto de resolução, exceto sobre conjuntura.

Michele Schultz Ramos, 1ª vicepresidente da Adusp - S Sind. e membro da comissão organizadora do 39º Congresso, destacou alguns dos principais tópicos que serão debatidos, principalmente em relação à liberdade de ensino e garantia de direitos fundamentais. “Os principais pontos que serão debatidos dizem muito a respeito à manutenção das universidades públicas, gratuitas e de qualidade. Se considerarmos as políticas instituídas recentemente, a defesa irrestrita das universidades será o ponto comum nas várias discussões que teremos durantes o congresso.

Outro ponto que vai permear os debates será o combate ao obscurantismo, primando pela produção do conhecimento, pela liberdade de cátedra, liberdade de ensinar e aprender. A garantia de direitos fundamentais e a construção de uma unidade de luta também são pontos importantes que vamos buscar nesse congresso”, concluiu. Ainda segundo Michele, a realização de um congresso do ANDES-SN em São Paulo, nesse momento político, será muito emblemático. “São Paulo sempre foi palco de grandes manifestações.

A própria USP é um local de resistência, principalmente quando pensamos no contexto de redemocratização do país, de enfrentamento à ditadura. Acreditamos que será um momento bastante importante pelo volume de coisas que acontecem aqui. Para a Adusp, será um desafio, pois estamos construindo um evento para que as pessoas se sintam acolhidas”, salientou. Além dos debates e encaminhamentos para o próximo período do Sindicato Nacional, durante o 39º Congresso serão apresentadas as chapas do processo eleitoral para a escolha da diretoria do Sindicato Nacional - biênio 2020-2022. As eleições do ANDES-SN ocorrerão em maio.

Confira as circulares referentes ao 39º Congresso:

- CADERNO DE TEXTOS 39º CONGRESSO do ANDES-Sindicato Nacional

- Circ532/19 - Anexo ao Caderno de Textos do 39º CONGRESSO

- 019/2020 - Uso de crachá durante o 39º CONGRESSO

Circ537/19 - Espaço de Convivência Infantil

    - Anexo 1 

    - Anexo 2 

    - Anexo 3 

Circ515/19 - Encaminha o Caderno de Textos do 39º Congresso do ANDES-SN

Circ521/19 - Sugestões de seguro viagem para o 39º Congresso do ANDES-SN

 Circ514/19 - Procedimentos de credenciamento para o 39º CONGRESSO

Circ498/19 - Referente a impressão do Caderno e do Anexo ao Caderno de Textos 

Circ497/19 - Número de delegado(a)s para o 39º CONGRESSO

Circ488/19 - Acessibilidade no 39º CONGRESSO do ANDES-SN

Circ487/19 -  Consulta sobre impressão de cartaz do 39º CONGRESSO

Circ486/19 - Solicita informações sobre envio de jornalistas para o 39º CONGRESSO

Circ440-19 - Divulga o Cartaz

Circ426-19 - Convida para Apresentações Artísticas

Circ409-19 - Informa Local e Opções de Hospedagem

Circ408-19 - Informa a Comissão Organizadora

Circ394-19 - Convocatória

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences