ANDES-SN participa de audiência sobre o Future-se na Câmara

Publicado em 16 de Agosto de 2019 às 19h04

O Future-se, programa de desmonte da educação federal, foi tema de debate em uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nessa quinta-feira (15). O ANDES-Sindicato Nacional esteve presente, junto com demais entidades do setor da Educação Federal, como Fasubra Sindical e a União Nacional dos Estudantes (UNE).  Também participaram da audiência o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, e o presidente da Andifes, João Carlos Salles, entre outros.

Diversas argumentos criticaram o projeto do governo, apontando seu caráter privatista e de desmonte da educação federal pública. O ANDES-SN esteve representado pela 1ª vice-presidente da entidade, Qelli Dias Rocha. Em sua fala, a diretora do Sindicato Nacional criticou o projeto de privatização da Educação Federal e também a falta de diálogo do governo com a população e os setores que compõem a comunidade acadêmica. 

Qelli também ressaltou que o Future-se irá precarizar ainda mais as condições de trabalho e qualidade de ensino e pesquisa nas instituições.  "Na medida em que se coloca essa perspectiva de captação de recurso, possibilita-se a contratação de professores horistas que terão condições mínimas", refletiu.

A diretora do Sindicato Nacional apresentou aos participantes o Caderno 2 do ANDES-SN, que traz a proposta do sindicato para a Universidade Brasileira. "Desde a década de 1980, o ANDES elaborou o Caderno 2 que versa sobre o projeto de universidade que defendido pelo Sindicato Nacional - sobre autonomia, democracia, instâncias de deliberação, sujeitos sociais constitutivos da comunidade acadêmica. Nós temos um acúmulo e estamos dispostos a dialogar com outros setores e com os parlamentares no intuito de barrar esse projeto que é sim de privatização da universidade pública", concluiu Qelli.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS