Docentes da Uespi permanecem em greve por tempo indeterminado

Atualizado em 23 de Janeiro de 2024 às 18h29

Há 20 dias em greve, com apoio de 100% dos campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professores e professoras reafirmaram o movimento paredista e centralidade da pauta salarial. A paralisação conta apoio dos e das estudantes da universidade.

Na última sexta-feira (19), a categoria docente da Uespi se reuniu, em nova Assembleia Geral em formato híbrido - presencial, em frente ao prédio da Administração Superior, do campus Torquato Neto, em Teresina, com transmissão pelo Google Meet para os demais campi. As e os participantes debateram o resultado da instalação da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), proposta pelo governo do estado, e deliberaram acerca dos próximos passos do movimento.

 

A assembleia avaliou o momento como importante do ponto de vista do diálogo, porém sem nenhum avanço concreto frente às reivindicações da categoria. A Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp SSind) e outras entidades representativas do funcionalismo público estadual assinaram um documento reivindicando 22% de reajuste, referente às perdas inflacionárias dos últimos anos (2021, 2022 e 2023). A proposta, porém, não foi acolhida pelo governo do estado, que propôs apenas a criação de duas comissões para iniciar as discussões técnicas, para avaliar o percentual de reajuste e definir metodologia da Mesa.

Outra reivindicação, também ainda sem acolhimento pelo governo, é a retirada de pauta do PLC 09/2023, que ataca a autonomia universitária e prejudica alunos e professores da Uespi.

Sem avanços na negociação, as professoras e os professores da Uespi decidiram por manter a greve, iniciada em 4 de janeiro e legalmente reconhecida pelo Tribunal de Justiça, e deliberaram também novas ações para os próximos dias. Entre os encaminhamentos, foi aprovado enviar ao Poder Judiciário informações a respeito da MENP, demonstrando que o governo não abriu negociação e solicitando mediação. Além disso, irão realizar o “Dia D” (Uespi na Rua), em todos os campi, para unificar as atividades, em diálogo com a sociedade, para informar sobre as dinâmicas de trabalho na universidade.

Na manhã dessa terça-feira (23), representantes do Comando de Greve e da Adcesp SSind. participaram de uma Reunião Pública, com as demais categorias de servidoras e servidores estaduais, ao lado Palácio de Karnak – sede do governo do estado – para debater a proposta apresentada e cobrar resposta do governo.

Fonte e foto: Adcesp SSind com edição do ANDES-SN

Saiba mais:
Reitor da Uespi recebe docentes em greve

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences