Docentes das estaduais em luta por reajuste e valorização das carreiras no Paraná, Ceará e Bahia

Atualizado em 11 de Abril de 2023 às 17h34
Foto: Adunioeste SSind.

Docentes das universidades estaduais do Paraná, Ceará e Bahia estão em luta por reajuste salarial, pela valorização das carreiras e por melhores condições de trabalho nesta semana. Há protestos e paralisações previstos nas instituições de ensino superior dos estados (Iees). 

Nesta terça-feira (11), docentes paranaenses paralisaram as atividades nas universidades estaduais de Londrina (Uel), do Norte do Paraná (Uenp), de Maringá (Uem), do Oeste do Paraná (Unioeste), de Ponta Grossa (Uepg), do Centro-Oeste (Unicentro), do Paraná (Unespar). Além de suspender as atividades, professores e professoras das seções sindicais do ANDES-SN realizam panfletagens nas instituições, assembleias e também participarem de uma manifestação na Assembleia Legislativa do Paraná, na capital Curitiba.

Docentes em frente à Alep. Foto: Adunioeste SSind.

“Nos últimos anos, porém, a política de desvalorização dos servidores públicos promovida pelo governo do estado tem afetado duramente as condições de trabalho e vida do/as docentes. Dentre os aspectos dessa desvalorização, o arrocho salarial é o mais pronunciado. Na data-base deste ano – maio de 2023 – os salários já terão perdido mais de 42% do seu poder de compra. Tal condição resulta em efeitos objetivos e subjetivos devastadores sobre esses trabalhadores, uma vez que afetam negativamente no seu desempenho profissional, colocando em risco a permanência de muitos profissionais experientes e qualificados nas universidades estaduais paranaenses”, ressaltam as seções sindicais em carta a parlamentares.

Ceará
No Ceará, docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) e da Universidade Regional do Cariri (Urca), que estão em estado de greve, paralisam as atividades nesta quarta-feira (12). Professoras e professores dessas universidades também aprovaram estado de greve por reposição salarial e cumprimento da data-base. Em oito anos, as perdas salariais ultrapassam os 37%. 

As seções sindicais do ANDES-SN fortalecerão o “Dia Unificado de Luta Pela Reposição Salarial”, realizado pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec). O ato público acontece em Fortaleza, em frente Palácio da Abolição, a partir das 8h. 

Bahia
Na Bahia, docentes das universidades Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), do Estado da Bahia (Uneb), Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Estadual de Feira de Santana (Uefs) também paralisarão as atividades no dia 12. Na data, será realizado um ato público unificado, com concentração na Praça do Campo Grande, na capital Salvador, a partir das 9h30.

De acordo com o Dieese, a corrosão salarial dos professores e das professoras das Iees baianas é de 53,33%, após oito anos sem reposição salarial. As seções sindicais denunciam que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não abriu negociação salarial com a categoria.

Docentes das estaduais da Bahia em ato no dia 05, em Salvador. Foto: Forum das Ads

No último dia 5, representantes das seções sindicais do ANDES-SN estiveram presentes no ato “Reajuste Salarial, Já!", realizado em conjunto com demais categorias do funcionalismo público baiano. A mobilização reuniu dirigentes sindicais que, com falas e faixas, denunciaram o quadro de desvalorização do serviço público estadual baiano. Os principais itens de pauta foram instalação da mesa de negociação, o reajuste salarial e abertura de concurso público.
 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences