Em decisão histórica, Conselho Universitário da UFRGS aprova destituição gestão interventora

Publicado em 01 de Dezembro de 2023 às 14h05. Atualizado em 01 de Dezembro de 2023 às 19h58

Em sessão histórica autoconvocada, realizada nesta sexta-feira (01), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou o parecer da Comissão Especial, que indica a destituição do reitor e da vice-reitora interventores. Foram 60 votos favoráveis, dois contrários e três abstenções.

A decisão será encaminhada ao Ministério da Educação, para que dê procedimento ao ato de destituição.  O reitor interventor, Carlos Bulhões, e a vice-reitora interventora, Patrícia Pranke, foram nomeados arbitrariamente pelo governo de Jair Bolsonaro, em setembro de 2020. 

“Depois de mais de 3 anos de luta, finalmente, nós logramos, pela segunda vez, um processo de destituição. Esperamos que desta vez o MEC respeite a autonomia da UFRGS e respeite o desejo da nossa comunidade, expresso nos votos de 60 conselheiros e conselheiras nesta manhã e que, finalmente, esta universidade se livre do autoritarismo e incompetência. Que as grades que os interventores colocaram para cercar a reitoria sejam eliminadas e que nossa vida na universidade volte à normalidade. Fora Patrícia! Fora Bulhões! Fora interventores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul!", afirma Maria Ceci Araujo Misoczky, 2ª vice-presidenta da Regional Rio Grande do Sul do ANDES Sindicato Nacional.

O presidente do ANDES-SN, Gustavo Seferian, lembra que a decisão do Consun da UFRGS contra a intervenção veio na mesma semana em que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara de Deputados aprovou o projeto que revoga a lista tríplice. “O ANDES-SN, desde a base na Federal do Rio Grande do Sul e em outras tantas instituições de ensino pelo Brasil, aponta que não mais toleraremos qualquer forma de intervenção em nossas universidades. Autonomia é fundamental. O processo de seleção de dirigentes deve começar e terminar nas instituições de ensino superior. Só a luta muda a vida!”, celebra Seferian.

Em nota, o ANDES-SN manifestou apoio à deliberação do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pela destituição dos interventores (leia AQUI).

Fotos: ANDES/UFRGS SSind

Leia também:
Entidades da UFRGS denunciam ao MPF e à AGU ilegalidades em pareceres da Procuradoria da universidade

Projeto pelo fim da lista tríplice é aprovado em comissão da Câmara e segue ao Senado


 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences