Encontro da carreira EBTT foi fundamental para organização de pautas

Atualizado em 05 de Novembro de 2019 às 17h15

Aconteceu em Porto Alegre, na sede da SINDOIF Seção Sindical, o II Encontro Nacional do ANDES-SN sobre a Carreira EBTT e o Ensino Básico das Instituições Estaduais de Ensino. Entre os dias 1 e 3 de novembro de 2019, os presentes puderam conhecer e confrontar experiências e debater diversos temas importantes. O evento começou na sexta, dia primeiro, com palestra de Saulo Henrique Souza Silva, do Colégio de Aplicação da UFS e Emerson Duarte Monte (ANDES-SN) seguida de Marisa Brandão Rocha (CEFET/RJ) e Mauriene Silva de Freitas (UEPB) falando sobre ponto eletrônico e controle do trabalho docente. No intervalo, crianças e jovens integrantes do Projeto Prelúdio da IFRS apresentaram um lindo canto coral que encantou a todos. 

No sábado, três palestras mobilizaram os presentes: Renata Flores (CAp-UFRJ) e Rosineide Cristina Freitas (UERJ) falaram sobre a carreira EBTT/CAP e RSC; Raquel Dias (ANDES-SN) e Rúbia Vogt (UFRGS) sobre o FUTURE-SE e o impacto para os professores EBTT/CAP e também sobre a contrarreforma da educação estadual e municipal; e por fim Luiza Colombo (Colégio Pedro II-RJ) e Fernando Lacerda (ANDES-SN) mostraram dados e trouxeram questões concretas sobre ensino domiciliar e a militarização das escolas, despertando grande interesse entre todos os participantes. O encontro se encerrou com os grupos de discussão na manhã do domingo (3).

Foi consenso que, ao lado das palestras que suscitaram debates profícuos, o próprio fato de ter uma oportunidade de troca foi extremamente frutuoso. Os participantes levaram muito mais do que novas reflexões. Voltaram a seus Estados sabendo que a luta é de todos e a pauta da construção da educação pública, gratuita e socialmente referenciada sai ampliada de cada encontro produtivo como este.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences