Governo baiano congelará abono permanência até dezembro de 2021

Publicado em 14 de Maio de 2020 às 13h57

Foi aprovado, na manhã da última terça-feira, 12, o Projeto de Lei (PL) nº 23.780/2020 que dispõe do congelamento do abono de permanência do funcionalismo estadual civil e militar dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia, até o final de 2021. O texto aprovado pela Assembleia Legislativa do estado só permitirá a liberação do abono condicionada ao número limite de 10%, em relação aos servidores efetivos em atividade. Assim, muitos servidores perderão o direito.


A princípio, o abono continua valendo para quem realizar solicitações até a data de publicação da lei. Porém, aquelas solicitações que forem feitas após a sanção do governador não serão recebidas pelos próximos 18 meses, contribuindo para controlar o caixa do estado durante a pandemia. 


No entanto, segundo Arturo Samana, coordenador do Fórum das ADs, o PL reforça o discurso que o governador Rui Costa sustenta desde a reforma da Previdência no estado. Ele também destaca que o governo tem se aproveitado da pandemia para continuar com a retirada de direitos.  “O governo da Bahia, mais uma vez, mostra seu desrespeito e desprezo aos servidores públicos estaduais. A aprovação dessa legislação terá um impacto enorme na vida dos servidores, como todo corte de direito adquirido; os servidores públicos que estão na ativa e tinham plano de continuar em atividade após completar o período legal de trabalho, se sentem frustrados’’, explica.


Arturo também destaca que o PL impactará profundamente nos planos dos servidores ativos que contribuem com o sistema previdenciário vigente.  Segundo ele, o abono de permanência é uma importante política de preservação dos fundos de previdência, uma vez que equaciona o déficit. Tal fato foi comunicado ao governo por vários sindicatos de servidores. ‘‘O fim do abono permanência irá piorar as condições das Universidades Estaduais, pois, muito provavelmente, discentes ficarão sem professores. O governo da Bahia parece estar mais um passo à frente do governo federal quando o assunto é retirar os direitos dos funcionários públicos’’, completa o coordenador do Fórum das ADs.

 

Histórico
O PL 23.780 previa a extinção completa do abono permanência e, desde o dia 7 de maio, foi pautado pela Assembleia Legislativa da Bahia. O projeto inicial era o PL 23.729, que reduzia o valor em 40%, encaminhado em conjunto com os demais que compunham a reforma da Previdência da Bahia. No entanto, o próprio governo pediu o seu arquivamento, substituindo-o pelo a proposta inicial. 


Não houve nenhuma consulta e nem ao menos negociação com os sindicatos. No dia da votação, o Movimento Docente realizou mobilizações virtuais enviando e-mails aos deputados e pressionando nas redes sociais. As votações de turno foram suspensas por duas vezes até que deputados da maioria concordaram, internamente, em incluir duas emendas modificando o projeto original. Daí surgiu a proposta de congelamento até dezembro do 2021. ‘‘Em meio à uma pandemia, quando os parlamentares deviam estar votando ações para preservar a vida do povo baiano, o governo se aproveita para votar ataques ao servidor público. Esse mesmo servidor que está na linha de frente do combate ao Coronavírus’’, reforça Arturo.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences