Professores baianos em greve ocupam as ruas de Salvador

Publicado em 29 de Abril de 2019 às 17h09

1500 pessoas tomaram as ruas de Salvador (BA) no ato das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) em greve na última quinta-feira (25). Professores, estudantes e técnico-administrativos das quatro universidades participaram da manifestação. O ato, que contou com grande apoio da sociedade, foi do Campo Grande até à Praça Castro Alves.

Manifestação ocupou as ruas da capital baiana

O ato lançou a campanha do Fórum das ADs que tem como tema “A educação também merece investimento tamanho G”. O Fórum das ADs agrega as seções sindicais do ANDES-SN nas Ueba. A manifestação foi caracterizada por várias intervenções artísticas, com performances, poemas e músicas elaboradas para a ocasião.

Convocado pelo Fórum das ADs, em conjunto com os Comandos de Greve docentes e estudantis, o ato contou com a participação de diversas entidades dos movimentos sociais e do movimento sindical. Participaram o ANDES-SN, a CSP Conlutas, representantes do movimento indígena, movimentos de luta pela terra e pelo território, coletivos políticos e representações do movimento estudantil.

André Uzeda, coordenador do Fórum das ADs avalia positivamente a manifestação. “O ato foi importante principalmente por demonstrar a força, a intensidade e organização da greve nas quatro universidades em todas as regiões do estado, mas também por evidenciar a unidade com a categoria estudantil. Outro elemento importante é ter sido realizado no centro da cidade para que a comunidade perceba melhor os problemas que passam as universidades estaduais baianas.”

Anúncio de corte de salário

Após a forte mobilização, o governo anunciou na imprensa, nesta sexta-feira (26), o corte de salário dos professores. Na última quarta-feira, mesmo sob a ameaça do corte de salários, as rodadas de assembleias docentes decidiram pela manutenção da greve na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a greve continua, e a assembleia acontecerá na próxima terça-feira (30). A direção do ANDES-SN publicou uma nota repudiando o corte de ponto promovido pelo governo da Bahia. Leia aqui. (circular 160)

Em resposta à truculência do governo, o Fórum das ADs publicou uma nota sobre o corte de salário. A greve dos docentes das Universidades Estaduais Baianas cumpriu todos os trâmites jurídicos, conforme previsto na Constituição Federal. Portanto, na avaliação das representações docentes, é uma greve legal e legítima.

Leia a nota do ANDES-SN contra o corte de ponto.

Negocia, Rui!

A greve completou 22 dias nesta segunda (29). Na semana anterior, o governo anunciou, na imprensa, a liberação de promoções docentes. Contudo, a proposta ainda não está concretizada em projeto de lei e não resolve integralmente a questão da fila de espera na Uneb e na Uesb. Além disso, segue sem resposta a situação das mudanças de regime de trabalho e dos demais itens da pauta de reivindicações. O movimento docente aguarda posição do governo.

Até o momento, o governo recusa-se a discutir reajuste salarial e ampliação do orçamento das Universidades. Comprometeu-se somente com a liberação dos R$ 36 milhões contingenciados, que não alcançam nem 50% do valor não repassado às Instituições no ano passado. Além disso, esse recurso é destinado apenas para obras e equipamentos e não atende integralmente ao pleito do movimento que luta pelo aumento de verbas para as rubricas de manutenção e custeio.

Fonte: Fórum das ADs.

Edição de ANDES-SN.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences