Servidores limpam ministério da Fazenda com sal grosso e cobram abertura de negociação salarial

Publicado em 03 de Janeiro de 2023 às 16h53. Atualizado em 09 de Janeiro de 2023 às 14h09

Representantes do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizaram, na manhã dessa terça-feira (2), a lavagem com sal grosso da entrada do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). O ANDES-SN esteve representado pela presidenta do Sindicato Nacional, Rivânia Moura, pela 1ª vice-presidenta da Regional Pantanal, Adma Cristhina Salles, e pelo 1º tesoureiro da Regional Leste, Ricardo Roberto Behr.

O ato simboliza a limpeza da Esplanada "para tirar o espírito do Bolsonaro daqui”, segundo os próprios servidores e servidoras. Ao som da música de Juliano Maderada “Está na hora do Jair, já ir embora, arruma suas malas, dá no pé e vá-se embora. Já foi.", as e os representantes do Fonasefe esfregaram, com vassouras, o sal grosso no piso da passarela de acesso ao ministério.

Além da lavagem simbólica, as e os dirigentes protocolaram ofício à ministra Esther Dweck (Gestão) e aos ministros Fernando Hadad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), reforçando a necessidade de o governo discutir a recomposição salarial da categoria, bem como abrir negociação sobre os demais itens da pauta unificada do funcionalismo federal, como os valores pagos a título de benefícios que estão congelados desde 2012.

No documento entregue ao governo, o Fonasefe propõe viabilizar o remanejamento no orçamento 2023 aprovado pelo Congresso Nacional, possibilitando reajuste linear emergencial no mesmo índice da inflação acumulada durante o governo Bolsonaro, em torno de 27%, contra os 6% previstos na Lei Orçamentária Anul (LOA), votada no final de dezembro.

As atividades no MGI são parte das ações programadas pelas entidades que compõem o Fonasefe para a posse do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, iniciadas no dia 30 de dezembro com a montagem do espaço do servidor e da servidora, no Pavilhão do Parque da Cidade. No dia 31, no mesmo local, ocorreram rodas de conversa sobre a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 e as perspectivas para o próximo período. E, no dia 1 de janeiro, as e os representantes das diferentes categorias se reuniram na Torre de TV, próximo à Esplanda dos Ministérios, de onde seguiram em cortejo para acompanhar os eventos de posse do novo presidente. 

Leia também:
Luiz Inácio Lula da Silva é empossado diante de milhares de pessoas de todo o país

Congresso aprova reajuste para parlamentares, presidente, vice, ministros, e ignora servidores federais

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences