NOTA DE REPÚDIO AOS ATOS DE INTIMIDAÇÃO, VIOLÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO NAS ESCOLAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Atualizado em 28 de Setembro de 2023 às 15h42

Circular nº 305/2023

Brasília (DF), 06 de setembro de 2023

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN

Companheiro(a)s,

Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da diretoria do ANDES-SN de repúdio aos atos de intimidação, violência e discriminação nas escolas e instituições de ensino superior.

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

Prof. Alexandre Galvão Carvalho

2º Secretário

A Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional manifesta seu repúdio aos atos de violência que vêm ocorrendo país afora, em especial, nas escolas, universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica (CEFET).

No último período, a violência vem sendo estimulada por setores da sociedade alinhados à extrema direita, que se identificam com práticas neofascistas.

Grupos políticos, muitos deles ligados a mandatos ou movimentos organizados, de forma premeditada, têm se dirigido aos espaços acadêmicos para tentar intimidar e ameaçar estudantes e servidore(a)s, usando táticas violentas, que colocam em risco a comunidade acadêmica. Mensagens anônimas com apologia ao nazismo, tentativas de intimidação de pessoas ligadas ao movimento estudantil, sindical ou popular e uso de violência física e armamento têm atingido várias instituições de ensino.

Não nos esqueçamos de outra manifestação do incentivo à violência por grupos extremistas, isto é, dos brutais ataques ocorridos em creches e escolas que culminaram na morte de crianças e professoras. São ataques que indicam como a cultura da violência se materializa nos espaços que representam aquilo que, de fato, combaterá o conjunto de problemas que afligem a sociedade: a educação!

A interpretação do significado do ódio dirigido aos espaços formais de educação, agredindo e matando pessoas, em especial professoras e professores, é algo que merece atenção e ações conjuntas de entidades que representam seus direitos e interesses.

Nesse sentido, a Diretoria do Andes-SN, conforme deliberado pela categoria em seus espaços nacionais, continuará colaborando com a construção da luta em defesa da educação pública e da liberdade de ensinar e aprender, combatendo toda e qualquer atitude violenta, discriminatória e intimidatória.

Solidarizamo-nos com todas as pessoas que têm sofrido agressões de várias ordens e envidaremos esforços na construção de ações e lutas necessárias de combate à extrema-direita e ao neofascismo! Também nos colocamos à disposição para a construção de campanhas de solidariedade e ações de defesa dos direitos de docentes que são vítimas de ataques e persecução política.

Brasília (DF), 06 de setembro de 2023.