NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN CONTRA A DELIBERAÇÃO DO CONSAD 03/2023

 NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN CONTRA A DELIBERAÇÃO DO CONSAD 03/2023

Publicado em 11 de Agosto de 2023 às 16h08

 NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN CONTRA A DELIBERAÇÃO DO CONSAD 03/2023

 

O ANDES-SN expressa veementemente sua oposição à DELIBERAÇÃO 03/2023 emitida pelo Conselho de Administração (Consad) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Acreditamos na imprescindibilidade de salvaguardar os direitos e as condições de trabalho justas para professores e professoras, enquanto lutamos incansavelmente por uma universidade igualitária e democrática.

A determinação do Consad de implementar tal deliberação desperta sérias preocupações, pois causa um impacto profundo na relação contratual do(a)s docentes tanto na graduação quanto na pós-graduação.  Observamos que esta medida, que surge  logo após a aprovação das Ações Afirmativas que priorizam a contratação de docentes negro(a)s na PUC-SP,  intensifica  a precarização das condições de trabalho e amplia a desigualdade, especialmente entre aqueles/aquelas que estão ingressando na carreira acadêmica. Esta mudança não apenas prejudica a remuneração, mas também reduz o tempo disponível para dedicar à pesquisa e à produção científica, comprometendo gravemente a busca pela excelência acadêmica e na formação do(a)s estudantes da PUC-SP.

A imposição de contratos baseados em horas-aula ameaça a manutenção da qualidade acadêmica. Além disso, mina a participação do(a)s docentes em atividades coletivas e decisórias,  enfraquecendo  a visão de uma universidade verdadeiramente democrática e inclusiva.

Reconhecemos a discriminação racial subjacente na nova política de contratação. A discrepância entre os contratos do(a)s professore(a)s branco(a)s e negro(a)s, em um momento em que a urgência das práticas antirracistas é indiscutível, é inaceitável. A universidade deve ser um espaço que promova igualdade e justiça social, ao invés de perpetuar desigualdades históricas.

O ANDES-SN assume uma postura de repúdio à DELIBERAÇÃO 03/2023 e conclama toda a comunidade acadêmica da PUC-SP a unirem-se a esta batalha pela revogação da referida deliberação. A construção de uma educação de qualidade, inclusiva e antirracista requer medidas concretas e consistentes, que valorizem e respeitem o(a)s professores e professoras, e que contribuam para edificar uma sociedade verdadeiramente democrática.

 

Brasília(DF), 11 de agosto de 2023

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences