NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM APOIO À LUTA DO(A)S PROFESSORE(A)S DA UNIMONTES (MG)

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM APOIO À LUTA DO(A)S PROFESSORE(A)S DA UNIMONTES (MG)

Publicado em 11 de Março de 2022 às 11h09

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM APOIO À LUTA DO(A)S PROFESSORE(A)S DA UNIMONTES (MG)

 

A Diretoria do ANDES-SN manifesta seu total apoio à luta das professoras e dos professores da Universidade Estadual de Montes Claros - MG (UNIMONTES) que por meio de assembleia organizada pela ADUNIMONTES, seção do ANDES-SN naquela universidade, realizada em 08 de março de 2022 deflagraram greve para exigir que o governador Romeu Zema (do partido NOVO) cumpra o acordo judicial do estado de Minas Gerais com a categoria. O acordo prevê a incorporação de duas gratificações ao salário base, o aumento das Dedicações Exclusivas e um novo plano de carreira. A categoria se mobilizou também em defesa do reajuste salarial que, tendo em vista as perdas acumuladas desde o último reajuste há quase dez anos, em Janeiro de 2022 deveria ser na ordem de 79%, muito distante do reajuste linear em torno de 10% proposto pelo governo e condicionado a adesão do famigerado Regime de Recuperação Fiscal.

A categoria docente da UNIMONTES também exige condições sanitárias seguras para o retorno presencial e ressaltam que a universidade está sucateada e que o ambiente de trabalho e estudo está cada vez mais degradado devido a falta de recursos para manutenção e investimento que afetam a vida de docentes, demais trabalhadore(a)s da instituição e estudantes.

O governo de Zema em Minas Gerais caminha na mesma lógica da política bolsonarista de ataque à educação e aos serviços públicos. A dita nova política aprofunda a lógica liberal que tira o dinheiro dos serviços públicos e coloca-o a disposição dos interesses privados, como tem sido o caso da tentativa diária de Zema de privatização das estatais mineiras.

Cabe ressaltar que as professoras e os professores da Universidade Estadual de Minas Gerais, outra instituição de ensino superior do estado também estão construindo um conjunto de ações e participando de mobilizações organizadas pela ADUEMG, Seção Sindical do ANDES-SN na UEMG e também tem discutido a necessidade de construção de uma greve para enfrentar os diversos ataques de Zema contra a educação pública mineira.

Outras categorias de servidore(a)s do estado têm se mobilizado como o(a)s trabalhadore(a)s da educação básica, da segurança e da saúde.

Reafirmamos nosso apoio e solidariedade à greve das professoras e dos professores da UNIMONTES e demais categorias e Sindicatos em luta em MG!

Fora Zema!

Pela defesa da educação e dos serviços públicos!

Pela defesa das universidades estaduais de Minas Gerais!

 

 

Brasília(DF), 11 de março de 2022

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences