NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO À DECISÃO UNILATERAL DE FECHAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UNISINOS

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO À DECISÃO UNILATERAL DE FECHAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UNISINOS

Publicado em 29 de Julho de 2022 às 15h13

 

Na última semana, docentes, estudantes, técnico(a)-administrativo(a)s  e a comunidade científica brasileira foram surpreendido(a)s com a decisão unilateral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com o fechamento dos seus programas de pós-graduação, em diversas áreas. Esta decisão desrespeitou compromissos assumidos com a sociedade brasileira, com o Sistema Nacional de Pós-Graduação e, mais do que isso, trata-se de um profundo desrespeito para com o(a)s estudantes e trabalhadore(a)s ligado(a)s a esses programas e que vinham, há décadas, contribuindo com a pesquisa no país.

Essa ação configura um duro golpe no desenvolvimento das pesquisas que, no caso da Unisinos, eram marcadas por amplo reconhecimento. Em algumas áreas, os programas de pós-graduação têm mais de 30 anos de existência, sendo pontuados junto à Capes com nota máxima

A decisão unilateral da administração da Unisinos desmantela redes de pesquisa, fluxos de trocas de conhecimento e de formação, além do irreparável impacto nas vidas das pessoas diretamente envolvidas, como pesquisadore(a)s docentes, pesquisadore(a)s em formação e trabalhadore(a)s técnico(a)-administrativo(a)s.

Esta decisão, no entanto, não está apartada de uma política que expressa o negacionismo, o obscurantismo e de desmonte da ciência e tecnologia do Brasil tutelada pelo governo federal, que tem se colocado como inimigo da educação e da liberdade de cátedra. Este ataque aos direitos do(a)s pesquisadore(a)s e do desenvolvimento da pesquisa expressa a fragilidade da concepção de uma educação voltada aos interesses do mercado e não comprometida com os interesses efetivos da população brasileira e daquele(a)s que a produzem.

O que acompanhamos, neste caso, é uma sobreposição dos interesses do mercado sobre o papel formativo crítico e o desenvolvimento científico de qualidade.

Diante de mais esta investida de desmantelamento da ciência no Brasil, nós do ANDES-SN reafirmamos nosso repúdio à decisão unilateral da administração da Unisinos, nos solidarizamos com o(a)s pesquisadore(a)s (docentes e discentes), com o(a)s trabalhadore(a)s técnico(a)-adminisrtivo(a)s e reafirmamos nosso compromisso com a  luta por uma ciência e tecnologia voltadas aos interesses do povo trabalhador e  por uma formação crítica, que nos ajude a compreender as contradições da realidade do nosso país e, com isso, melhor intervir sobre ela.

 

Não ao desmonte da ciência e da tecnologia.

Pelo imediato retorno dos programas de pós-graduação na Unisinos.

Toda solidariedade à(o)s trabalhadore(a)s e pesquisadore(a)s da Unisinos.

 

 

Brasília (DF), 29 de julho de 2022.

 

 

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences