NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À ASDUERJ, SUA DIREÇÃO E MILITÂNCIA DE BASE

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À ASDUERJ, SUA DIREÇÃO E MILITÂNCIA DE BASE

Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 às 15h18

O ANDES-SN, amparado em princípios históricos que estruturam o movimento sindical e reafirmados em suas resoluções sobre a matéria, sempre primou pela unidade de ação com trabalhadores e trabalhadoras no impulsionar de suas pautas. Reconhecendo a pluralidade da composição das classes trabalhadoras e a indispensabilidade de se reconhecer que em sua unidade, sobretudo nas demandas salariais, reside a perspectiva de êxito em nossas pautas. Foi nesse sentido que a ASDUERJ empenhou, no último período, ações de frente única em prol da disputa dos fundos públicos voltados à remuneração de servidores e servidoras no Rio de Janeiro, junto a outras tantas entidades do movimento sindical local. Isto, amparado em deliberações históricas do ANDES-SN e confirmado, inclusive, pela recente aprovação de resolução no 43º Congresso do ANDES-SN, trata particularmente dessa matéria e toma por amparo discussão envolvendo o contexto de universidades estaduais.

Porém, a ASDUERJ, sua diretoria e militantes de base da entidade vêm sendo vítimas de uma série de ataques - alguns anônimos, outros não - por justamente promover ações dessa natureza, ataques estes amparados em práticas de desinformação, distorções da realidade e manipulação de informações. É de se ter em conta que tais ataques reduzem os esforços de unidade de ação - que envolvem 29 entidades do movimento sindical, das mais diversas categorias do serviço público no Estado do Rio de Janeiro - a uma ação de articulação com as forças policiais, chegando-se ao absurdo de aventar articulações da entidade com "milicianos e bolsonaristas". 

A desqualificação da ação da entidade vem revestida, no mais, de traços de violência de gênero e misoginia, o que torna ainda mais grave esse conjunto de declarações que despontam em aplicativos de mensagens, redes sociais e espaços dentro e fora da categoria. Ainda que aparentemente se distanciem pelo conteúdo das ações da extrema direita, nesse momento, esses ataques reproduzem, na forma, tudo aquilo de mais espúrio contra a seção sindical, que, também lastreada em decisões de sua base, promove tais ações.

Se é certo que toda divergência política é legítima, é do mesmo modo correto que deve se pautar por alguns referenciais éticos e de forma que não nos leve à promoção de violências desse cariz. Desse modo, o ANDES-SN vem declarar sua solidariedade à ASDUERJ, à sua direção e à militância de base, vítimas desses ataques, ao mesmo tempo que repudia tais condutas pautadas na desinformação e violência de gênero, que, a rigor, escamoteiam diferenças políticas que deveriam ser pautadas a partir de seus efetivos contornos.

Brasília, 4 de fevereiro de 2025.

 

Diretoria do ANDES – Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences