NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À PROFESSORA ISABEL CRISTINA DOS REIS E DE REPÚDIO CONTRA A ATITUDE RACISTA DO ESTUDANTE DANILO ARAÚJO DE GÓIS

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À PROFESSORA ISABEL CRISTINA DOS REIS E DE REPÚDIO CONTRA A ATITUDE RACISTA DO ESTUDANTE DANILO ARAÚJO DE GÓIS

Publicado em 17 de Dezembro de 2019 às 15h00

       No dia 09 de dezembro de 2019, a docente Isabel Cristina dos Reis, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi vítima de racismo por parte de um estudante do curso de Ciências Sociais da respectiva instituição de ensino superior. De acordo com a vítima, o discente se recusou a receber sua prova corrigida das mãos da professora pelo fato da mesma ser negra. 

      O racismo sofrido pela docente é um sinal perigoso em um país já violentamente marcado pelo extermínio da população negra nas periferias. Também cabe apontar para a grave estratificação social, cultural, religiosa e estética a qual essa referida população está subordinada. Registra-se, ainda, que o presidente de extrema direita, Jair Bolsonaro, já se referiu à população quilombola comparando-a com animais, ao mencionar o peso de um quilombola por meio da arroba, que se usa para medir carcaça de boi, reforçando ainda mais a coisificação da negra e do negro, assim como já afirmara que “racismo é algo raro no país”.

       De acordo com a UFRB, a instituição está tomando as medidas administrativas e jurídicas cabíveis para contribuir com a apuração dos fatos ocorridos. O caso segue em investigação na Delegacia de Cachoeira.

     O ANDES-SN, dessa forma, repudia a atitude racista do estudante Danilo Araújo de Góis, assim como repudia qualquer atitude racista, lgbtfóbica, preconceituosa e misógina por parte de qualquer pessoa. Ademais, manifestamos nosso irrestrito apoio à professora Isabel Cristina dos Reis.

 

 

 

Brasília (DF), 17 de dezembro de 2019

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences