NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN SOBRE OS ASSASSINATOS DOS LÍDERES INDÍGENAS RELIGIOSOS GUARANI KAIOWÁ, NA ALDEIA GUASSUTY (MS)

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN SOBRE OS ASSASSINATOS DOS LÍDERES INDÍGENAS RELIGIOSOS GUARANI KAIOWÁ, NA ALDEIA GUASSUTY (MS)

Publicado em 28 de Setembro de 2023 às 10h16

 

 

Circular nº 337/2023

Brasília (DF), 21 de setembro 2023

 

 

 

 

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN

 

 

 

Companheiro(a)s,

 

Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da diretoria do ANDES-SN sobre os assassinatos dos líderes indígenas religiosos Guarani Kaiowá, na Aldeia Guassuty (MS).

 

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

Profª Annie Schmaltz Hsiou

3ª Secretária

 

 

 

 

 

 

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN SOBRE OS ASSASSINATOS DOS LÍDERES INDÍGENAS RELIGIOSOS GUARANI KAIOWÁ, NA ALDEIA GUASSUTY (MS)

 

 

A Diretoria do ANDES-SN manifesta seu mais enfático repúdio e sua profunda indignação no que se refere ao covarde assassinato do casal de indígena, Nhandesy Sebastiana e seu companheiro Nhanderu Rufino, líderes religiosos da etnia Guarani Kaiowá, que tiveram sua casa e seus corpos incendiados na aldeia Guassuty em Aral Moreira, Mato Grosso do Sul no último dia 18 de setembro.

 

Lideranças indígenas e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) apontam que a motivação do crime pode ter sido a intolerância religiosa, bem como o racismo religioso, visto que as vítimas, rezadores e guardiões das ancestralidades indígenas Guarani Kaiowá, eram constantemente agredidas por discursos de ódio, oriundos de grupos religiosos conservadores. O crime desvela não apenas um evidente ódio étnico e religioso mas, também se sendimenta nos conflitos por terra presentes na região do Mato Grosso do Sul, conflitos de origem colonial que rejeitam a titularidade legítima de indígenas sobre o solo brasileiro.

 

Nos últimos anos tem se intensificado a perseguição violenta aos mais diferentes grupos indígenas no Brasil, principalmente pela disputa de acesso à terra. Garimpeiros e mineradores ilegais, monocultores, grileiros, latifundiários, madeireiros, aliados da extrema direita presentes em diversas esferas de poder, se utilizam da violência e da barbárie genocida para usurpar territórios indígenas que, amiúde, são desprovidos de segurança jurídica e demarcação.

 

O ANDES-SN reafirma seu apoio incodicional a luta pelos direitos dos povos indígenas ao bem viver, contra toda e qualquer forma de racismo e intolerância religiosa, contra o Marco Temporal e pela manutenção da ancentralidade de seus territórios.

 

O Brasil é terra indígena!

 

A mãe do Brasil é indígena!

 

Parem de nos matar!

 

Brasília (DF), 21 de setembro de 2023.

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences