NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN CONTRA A PORTARIA QUE DETERMINA RETORNO PRESENCIAL INSEGURO ÀS AULAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS-UFLA

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN CONTRA A PORTARIA QUE DETERMINA RETORNO PRESENCIAL INSEGURO ÀS AULAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS-UFLA

Publicado em 06 de Setembro de 2021 às 14h07

 

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN CONTRA A PORTARIA QUE DETERMINA RETORNO PRESENCIAL INSEGURO ÀS AULAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS-UFLA

 

Chegamos a quase seis centenas de milhares de mortes pela COVID-19 no Brasil. A ameaça da variante Delta se mostra cada vez mais concreta e, não obstante tudo isso, de forma temerária e irresponsável ainda se notam situações em que trabalhadores e trabalhadoras da educação são levado(a)s ao retorno de atividades presenciais, colocando em risco suas vidas, e de seus  familiares, bem como intensificando potencialmente a disseminação da doença.

É o caso do reitorado da Universidade Federal de Lavras, que por meio da Portaria nº 787/2021 e de forma contrária a todas as expectativas da comunidade acadêmica determinou o retorno integral das atividades técnicas e docentes para o dia 8 de setembro próximo, com sinalização de uma retomada massiva - ainda que não integral - de estudantes até o final do mesmo mês.

Com ciclos de vacinação ainda incompletos ao conjunto de servidores e servidoras da universidade, a medida coloca em risco não só a comunidade universitária como toda a cidade de Lavras-MG. 

Não se trata essa de movimentação inédita: teve-se notícia, por parte da direção da ADUFLA, seção sindical do ANDES-SN na referida universidade, de que um açodado retorno às atividades em momento pretérito colaborou com a contaminação de trabalhadore(a)s terceirizado(a)s da universidade, sendo que três desses vieram a óbito por decorrência da COVID-19.

A UFLA, historicamente, vem se mostrando como uma vitrine à agenda do MEC para implementação de suas políticas, tanto no que se refere ao FUTURE-SE,  o ranking de permeabilidade das políticas privatistas da gestão Weintraub, bem como no que foi o apressado implementar do ensino remoto no curso da pandemia. O mesmo não pode se dar com a retomada de aulas presenciais, ao arrepio dos protocolos de segurança - até em razão da carência de políticas de segurança a serem adotadas pela referida universidade - e dos próprios anseios dos setores que compõem a universidade, que tão somente foram comunicados por meio de portaria quanto ao retorno, sem qualquer diálogo efetivamente estabelecido para tanto.

São muitas as incertezas que ainda pairam, e a determinação de um retorno imediato às aulas só projeta medo e receio ao conjunto do(a)s trabalhadores e trabalhadoras da UFLA, que já se mobilizam - como na assembleia intercategorial ocorrida em 2 de setembro passado - para dar resposta política à altura desta irresponsável imposição do retorno de atividades presenciais.

Reivindicamos a revogação imediata da Portaria nº 787/2021 e a adoção de medidas  necessárias para garantia da qualidade de educação, condições dignas de  trabalho e estudo e, acima de tudo, de preservação da vida!

Fora Bolsonaro e Mourão!

Todos às ruas no 7S contra as ameaças golpistas em nosso país!

 

 

 

 

Brasília(DF), 6 de setembro de 2021.

 

 

 

 

Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences