NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO AO LEILÃO DO TERRENO DO CAMPUS DA PRAIA VERMELHA DA UFRJ

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO AO LEILÃO DO TERRENO DO CAMPUS DA PRAIA VERMELHA DA UFRJ

Publicado em 07 de Fevereiro de 2023 às 14h39

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO AO LEILÃO DO TERRENO DO CAMPUS DA PRAIA VERMELHA DA UFRJ

A Diretoria do ANDES-SN repudia o leilão do terreno do campus da Praia Vermelha da UFRJ, no dia 2 de fevereiro, quando ocorreu mais um capítulo do processo de privatização de parte substancial do terreno do campus da Praia Vermelha da UFRJ, sob protestos da comunidade acadêmica.

A falta de democracia que caracteriza o processo desde sua proposição açodada no Consuni, sem debates, sem a devida participação da comunidade acadêmica, se repetiu na segunda tentativa de leiloar mais de 15 mil m² do campus.

O leilão foi realizado no edifício Ventura, cuja segurança formou cordão de isolamento para impedir que dezenas de cidadãos - discentes, técnico-administrativo(a)s e docentes da UFRJ - acompanhassem um leilão que deveria ser público. Como pretexto para esse cerceamento, a equipe de segurança alegou que se tratava de espaço privado em que normas de publicidade regular da administração pública não se aplicavam e que não havia cadeiras suficientes para todo(a)s, além do argumento de queque, pela   pandemia, não seriam permitirias aglomerações.

Após negociações, foi permitida a entrada de cinco (05) representantes das entidades, que verificaram que havia muitos lugares vazios. Frente a essa constatação, os representantes reivindicaram ao reitor em exercício que permitisse que o leilão público fosse acompanhado pela multidão que aguardava do lado de fora, enquanto o leiloeiro ameaçava retirar à força todo(a)s o(a)s presentes. No entanto, o reitor não se dispôs a responder aos apelos, recusando qualquer horizonte de diálogo democrático, preferindo obedecer aos interesses do(a)s empresário(a)s presentes.

Atendendo aos apelos de empresário(a)s, a coordenação do leilão determinou que este seria realizado posteriormente a portas fechadas, com a presença apenas das empresas, sem comunicação ao público em geral de seu local e horário. Mais tarde, a imprensa patronal revelou que o leilão secreto ocorreu em seguida e teve como vencedor o polêmico lobista Kleber Leite, ex-presidente do Flamengo, envolvido no escândalo de corrupção "Fifagate".

Não à privatização.

Não ao autoritarismo na gestão universitária

Gestão do espaço público das IES nas mãos da sua comunidade

 

Brasília (DF), 07 de fevereiro de 2023.

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN

 

 

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences