NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN  DE SOLIDARIEDADE À  UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL: A UERGS NÃO PODE FECHAR!!!

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN  DE SOLIDARIEDADE À  UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL: A UERGS NÃO PODE FECHAR!!!

Publicado em 21 de Setembro de 2021 às 11h43

 

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN  DE SOLIDARIEDADE À  UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL: A UERGS NÃO PODE FECHAR!!!

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, pública e gratuita, tem 20 anos de existência. Neste período se destacou como um polo de construção do conhecimento e de acessibilidade para a população gaúcha e nacional afirmando espaços públicos para a formação crítica, comprometida com o desenvolvimento social, econômico e cultural em 24 unidades regionais, distribuídas em todo território gaúcho.

Neste sentido a UERGS é um patrimônio consolidado da afirmação da educação para todos/todas, que simboliza e materializa uma luta por espaços educacionais estaduais advindos desde a federalização da UFRGS (que nasceu como uma universidade estadual) sempre comprometida, conforme declara, “com a educação como forma de estabelecer igualdade, oportunidade, pluralismo de pessoas e ideias, inclusão social, democracia, respeito aos direitos humanos reconhecendo as diferenças.”

Neste contexto o ANDES-SN se solidariza com a comunidade da UERGS e repudia a fala do secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Deputado Estadual Edson Brum (MDB) que, representando o governador Eduardo Leite (PSDB) em um painel público realizado no município de Frederico Westphalen, em 26/08/2021, defendeu a extinção da UERGS e o uso de seus recursos para comprar vagas em universidades privadas. Trata-se de mais um ataque direto à universidade pública que reforça a lógica neoliberal de transformar a educação em mercadoria. A extinção da UERGS, como propôs o representante do governador, seria nefasto tanto para a história inclusiva da instituição quanto para a população gaúcha que necessita de espaços públicos para materializar sua formação e seus sonhos de uma vida melhor.

A luta e afirmação da educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada é hoje no país um divisor de águas entre a busca da construção de um projeto de nação para todos/todas o(a)s trabalhadores e trabalhadoras, que afirma sua riqueza e valoriza a diversidade de seu povo, e a visão neoliberal que privatiza os espaços públicos, como Eduardo Leite vem fazendo com a Corsan (empresa estadual de água e saneamento) e o Banrisul (único banco público estadual do país), repetindo localmente o que faz Bolsonaro na Eletrobras, nos Correios e  por meio da PEC 32, proposta que visa destruir o Estado e o serviço público brasileiro.

Assim reafirmamos toda nossa solidariedade à UERGS e repúdio a qualquer tentativa de fechamento daquela universidade, espaço fundamental para o pleno desenvolvimento autônomo e sustentável do Rio Grande do Sul e do Brasil.

 

Brasília(DF), 21 de setembro de 2021

 

 

Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional

 

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences