NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN SOBRE A FILIAÇÃO DA ADUFC-SINDICATO UMA ADUFC MAIS FORTE PARA UM ANDES-SN AINDA MAIS FORTALECIDO!!!

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN SOBRE A FILIAÇÃO DA ADUFC-SINDICATO UMA ADUFC MAIS FORTE PARA UM ANDES-SN AINDA MAIS FORTALECIDO!!!

Atualizado em 07 de Janeiro de 2021 às 19h56

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN SOBRE A FILIAÇÃO DA ADUFC-SINDICATO

UMA ADUFC MAIS FORTE PARA UM ANDES-SN AINDA MAIS FORTALECIDO!!!

 O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) foi criado no dia 28 de abril de 1980, por um grupo de professore(a)s, como Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará.

Com a Constituição de 1988, a Associação adquiriu o status de Seção Sindical do ANDES-SN, onde permaneceu até o dia 19 de julho de 2012. Nessa data, transformou-se em Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) e, atualmente, possui representação nas cidades do Ceará onde estão instaladas as universidades federais, a saber: Redenção e Acarape (UNILAB), Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Crato e Brejo Santo (UFCA), Fortaleza, Russas, Crateús, Sobral, Quixadá e mais recentemente Itapajé (UFC).

Há destinos compartilhados pela ADUFC-Sindicato e o ANDES-SN, desde a origem de ambas as entidades. Trata-se de um período análogo àquele em que se estruturava a ANDES - a Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior -, criada em 1981 e transformada em Sindicato Nacional no ano de 1989, como resultado do processo constituinte do ano anterior, uma vez consagrado o direito à sindicalização no setor público. Muitos dos processos políticos pelos quais passaram as instituições de ensino superior brasileiras foram também compartilhados pelas entidades nas lutas políticas que protagonizaram. A reforma previdenciária  do início dos anos 2000 constituiu-se um marco da retirada de direitos da classe trabalhadora. Como resposta aos posicionamentos do ANDES-SN na defesa do(a)s trabalhadore(a)s da educação, dos serviços públicos e compondo forças com diversas esferas de organização da classe trabalhadora, foi criado, em 2004, o “braço” do governo no movimento sindical docente: o Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES), transformado em sindicato em 2008 de forma bastante obscura, em uma assembleia realizada a portas fechadas na sede da Central Única dos Trabalhadores - CUT-SP.

E enquanto o movimento docente organizado protagonizava importantes enfrentamentos contra as medidas neoliberais postas em marcha, a ADUFC, sem o devido processo democrático de debate e consulta a sua base, passou a compor o PROIFES. Ainda assim, mesmo neste período e com a sua estrutura diretiva alinhada a uma organização que carecia flagrantemente de legitimidade frente à(o)s trabalhadore(a)s da educação, sua base jamais deixou de acompanhar a consecução da política combativa do ANDES-SN, de enfrentamento direto às políticas lesivas à(o)s trabalhadore(a)s, de diferentes governos, de distintos partidos, enquanto se avolumavam os questionamentos acerca da inoperância da federação “chapa branca” frente aos ataques que acometiam professore(a)s das IES e todo o conjunto da classe trabalhadora. Por conta disso, já em 2014, por uma decisão assemblear a ADUFC deixa de fazer parte do PROIFES e passa a ser um sindicato independente e isolado.

Do descontentamento crescente decorre a eleição, em 2019, de uma Diretoria que pautou em seu programa de trabalho a promoção de assembleias e discussões sobre a possibilidade de retorno ao ANDES-SN, de forma democrática e, com isso, participativa. Esta é a linhagem da qual provém o plebiscito realizado exatamente com esta pauta, ou seja, o acúmulo de todo o debate feito no período que o precedeu.

Durante os dias 15 e 16 de dezembro de 2020, em plebiscito realizado on-line, com a participação de 740 professore(a)s, a ADUFC-Sindicato decidiu pela refiliação ao ANDES-SN, tornando-se sua seção sindical pela vontade da maioria do(a)s seus/suas filiado(a)s no percentual de quase 60% dos votantes. A decisão histórica da categoria foi confirmada em Assembleia Geral Extraordinária Virtual, realizada na última quinta-feira, dia 17 de dezembro de 2020, às 17h, e será homologada pela Diretoria ad referendum do próximo Congresso do ANDES-SN.

O retorno da ADUFC-Sindicato às bases do ANDES-SN é um importante passo para o fortalecimento da luta da categoria docente no Estado do Ceará, em articulação com as lutas de todas as IES e Institutos de Educação Básica, Técnica e Tecnológica que compõem a base dos mais de 70 mil filiado(a)s do nosso Sindicato Nacional.

A decisão torna o ANDES-SN mais forte, com a ADUFC-Sindicato!!!

A ADUFC-Sindicato se fortalece com o ANDES-SN!!!

Em defesa da Educação e ombreando esforços com toda a classe trabalhadora!

Nossa luta é uma só! Somos todo(a)s um(a)!

Brasília (DF), 18 de dezembro de 2020.

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences