NOTA DA EDUCAÇÃO ÀS CENTRAIS SINDICAIS

NOTA DA EDUCAÇÃO ÀS CENTRAIS SINDICAIS

Publicado em 26 de Setembro de 2019 às 10h13

Desde a ascensão do governo de extrema direita ao poder, liderado pelo presidente da república Jair Bolsonaro, a sociedade brasileira tem sofrido um profundo retrocesso no que tange aos direitos sociais historicamente conquistados.

Algumas áreas, em especial a educação, a previdência pública, o meio ambiente e os servidores públicos, têm sido mais atingidos, com sucessivos ataques que vão desde cortes de verbas para os serviços essenciais, desmonte da estrutura gerencial e administrativa das entidades públicas, contrarreformas, profundo autoritarismo imposto à gestão institucional cerceando as liberdades e a autonomia das instituições, além de ataques à classe trabalhadora com a reforma trabalhista.

Ao mesmo tempo, nesses nove meses de governo, o setor da educação tem demonstrado uma grande resistência aos ataques, protagonizando as mobilizações de rua dos dias 15 e 30 de maio, transformados em verdadeiros “tsunamis” da educação. Além de contribuir na construção da greve geral de 14 de junho, o ato da educação em Brasília de 12 de julho e a greve nacional da educação de 13 de agosto, e também da participação ativa no 25º Grito Nacional dos Excluídos em todo o país.

Avaliamos que o momento vivido pelo país merece de todas as organizações, movimentos sociais e populares, movimento sindical, centrais sindicais e partidos de oposição, uma reação à altura dos ataques desferidos pelo governo. Nesse sentido, apostamos que uma nova grande mobilização nacional deve ser construída e por isso solicitamos que as CENTRAIS SINDICAIS apoiem e construam o calendário de luta da educação, conforme segue abaixo:

20 de Setembro – Dia Mundial de Defesa do Clima. Dia mundial de defesa da Amazônia e da Educação.

25 de Setembro – Ato da SBPC em defesa da Ciência e Tecnologia pública no Congresso Nacional.

02 e 03 de Outubro – Greve nacional da educação – em defesa da Ciência, Tecnologia e Educação.

03 de Outubro – Dia Nacional de luta em defesa da Soberania Nacional e das Estatais.

Pela construção de ampla unidade em defesa da Educação, da Ciência e Tecnologia e dos Direitos Sociais!

 

Entidades da Educação

São Paulo (SP), 17 de setembro de 2019.

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences