Nota da Diretoria do ANDES-SN de repúdio à nomeação para reitor da UNIFESSPA

Nota da Diretoria do ANDES-SN de repúdio à nomeação para reitor da UNIFESSPA

Publicado em 17 de Setembro de 2020 às 17h26

 

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO À NOMEAÇÃO PARA REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDOESTE DO PARÁ –UNIFESSPA

O presidente Bolsonaro, na forma autoritária e militaresca que lhe é peculiar, nomeou o terceiro colocado da lista tríplice, o Professor Francisco Ribeiro da Costa, para reitor na UNIFESSPA, contrariando a autonomia e democracia universitária, garantidas constitucionalmente. O governo federal desrespeitou a decisão de 84,45% dos votos da comunidade acadêmica, que reelegeu para reitor o professor  Maurilio de Abreu Monteiro.

Diante disso, O ANDES-SN manifesta seu repúdio a mais esssa arbitrariedade perpetrada por este governo. Repudiamos tal nomeação, pois, além de ferir a autonomia universitária, nega  a democracia.

Essa decisão autoritária do governo soma-se a outros casos semelhantes de desrespeito, como foi o caso da UFFS, UFC, UFVJM, UFRB, UFRGS, entre outras. A própria democracia está em risco, não só na UNIFESSPA, mas em toda a Academia e na sociedade em geral.

Repudiamos mais este gesto autoritário do Presidente Jair Bolsonaro e expressamos a nossa solidariedade com a comunidade acadêmica da UNIFESSPA  nos colocando ao lado da luta em defesa da democracia e da autonomia.

Resistimos e vamos à luta!

#NãoàIntervenção

#EmDefesadaDemocracia

#EmDefesadaAutonomiaUniversitaria

 

Brasília (DF), 17 de setembro de 2020

Diretoria Nacional do ANDES-SN

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences